Data de validade: consumir até e consumir de preferência antes de

Como saber distinguir os prazos de validade dos alimentos

Os prazos de validade dos alimentos são datas indicativas que os fabricantes colocam nas embalagens dos produtos para informar os consumidores sobre a data até a qual o alimento é considerado seguro para consumo ou a data até a qual o alimento mantém as suas características de sabor, textura e quali
Instalação de painéis solares em Portugal

Painéis solares: projetos de autoconsumo atraem portugueses

No início de março, a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) tinha 890 pedidos de criação de projetos de autoconsumo coletivo, sendo que 480 estavam registados (com autorização para instalar painéis solares), 244 em análise, 144 a aguardar resposta dos promotores a pedidos de esclarecimento adicionais e 42 certificados. Trata-se de um aumento de 175% num espaço de oito meses: entre junho de 2023 e março de 2024.
É em Guimarães que há mais unidades de produção para autoconsumo

Energia: Portugal aposta nas unidades de produção para autoconsumo

Há em Portugal mais de 131 mil unidades de produção para autoconsumo (as chamadas UPAC) de energia, que são sobretudo instalações fotovoltaicas diretamente ligadas a um consumidor. É em Guimarães que existem mais, são 3.650 instalações. Seixal e Vila Nova de Famalicão completam o pódio, ocupando o segundo e terceiro lugares do ranking, com 3.192 e 3.190 UPAC, respetivamente.
Energia renovável para autoconsumo

Energia para autoconsumo: venda de excedente à rede deixa de pagar IVA

A venda à rede elétrica nacional do excedente de energia para autoconsumo gerada a partir de fontes renováveis, como painéis solares fotovoltaicos, passa agora a deixar de pagar o IVA. Em causa está uma nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira (dia 22 de dezembro de 2022) e se aplica a quem tenha em casa uma potência instalada igual ou inferior a 1 MW. Até agora, os pequenos produtores de energia além de terem de emitir fatura da venda, tinham também de pagar o IVA correspondente, retirando atratividade ao investimento.