Crédito malparado em Portugal

Crédito malparado em Portugal cai – mas segue exposto ao imobiliário

Os bancos em Portugal estão empenhados em reduzir ao máximo os seus empréstimos não produtivos – os chamados non-performing loans (NPL) –, sobretudo, os expostos ao imobiliário. E têm conseguido: os dados mais recentes da Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla inglesa) revelam que Portugal foi o país europeu que mais conseguiu reduzir o montante de empréstimos não produtivos e também o que possui o valor mais baixo de todos. E a percentagem de créditos malparados expostos ao imobiliário diminuiu em setembro de 2023 para 3,8%. Mas, ainda assim, o nosso país é o terceiro da Europa que tem mais NPL no imobiliário.
Rumores

Rumores

Bancos com exposição superior a 10 mil milhões à dívida portuguesa: Segundo a Autoridade Bancária Europeia (EBA), no seu último exercício de transparência, os 60 bancos europeus que são analisados pela instituição possuem um total de 10,7 mil milhões de euros de dívida pública portuguesa.
executivo anuncia injecção de capital na cgd, bpi e bcp

executivo anuncia injecção de capital na cgd, bpi e bcp

vítor gaspar anunciou, em comunicado enviado à cmvm, uma injecção de 1,65 mil milhões de euros de capital elegível como core tier 1 na caixa geral de depósitos; um compromisso de injecção de 3,5 mil milhões de euros de capital elegível como core tier 1 no bcp e 1,5 mil milhões de euros no bpi ao abr