Casas no Algarve

Portugal no top 3 dos mercados residenciais de luxo mais dinâmicos

O terceiro trimestre de 2025 registou um reforço do crescimento no mercado imobiliário residencial global, impulsionado pela descida das taxas de juro. Neste contexto, Portugal destacou-se como um dos mercados mais dinâmicos, alcançando mesmo o terceiro lugar mundial em termos de crescimento nominal dos preços da habitação, com uma subida anual de 17,7%.
Compra de casas de luxo

Mais casas de luxo vendidas na Europa – mas menos na América do Norte

O mercado imobiliário de luxo está de boa saúde e recomenda-se. Mas a atividade não é toda igual nos quatro cantos do mundo. Enquanto na Europa, nas Caraíbas e na Ásia as transações de casas de luxo cresceram no último ano, na América do Norte caíram na ordem dos 14%. Os altos juros e a instabilidade política nos EUA podem ajudar a explicar estes números.

Projeto EntreCampos sai do papel em 2028: “Isto é cidade”

Foi um antigo mercado do gado e ali nasceu, nos anos 60 do século passado, a Feira Popular de Lisboa, que esteve em funcionamento até meados de 2003. Agora, mais de 20 anos depois, nesses mesmos terrenos de Entrecampos – localizados numa zona central da capital –, está a nascer o projeto EntreCampos, pela mão da Fidelidade Property. Terá sete edifícios de escritórios, três residenciais e uma ampla zona de retalho. “Quisemos trazer uma nova centralidade urbana. Isto é cidade. Não é um projeto que tem portões, que tem portas”, enfatiza Miguel Santana, administrador da Fidelidade Property.

“Segmento de ultraluxo atravessa uma fase de crescimento em Portugal"

Marlos Gonçalves nasceu no Brasil e mudou-se para Portugal em 2017 “em busca de melhor qualidade de vida”. E dois anos depois nascia a mediadora imobiliária Piquet Realty Portugal, que representa a Piquet Realty – foi fundada há 20 anos pelo empresário brasileiro radicado nos EUA Cristiano Piquet – e opera no segmento residencial de luxo. No ano passado, foi escrito um novo capítulo da empresa, que passou a integrar o Grupo Porta da Frente. Em entrevista ao idealista/news, Marlos Gonçalves revela, por exemplo, que o segmento premium “está de boa saúde” e partilha da visão de que há no país uma espécie de casas de ultraluxo, sendo um segmento que “está a atravessar uma fase de crescimento, embora se veja limitado por uma escassez de imóveis com estas características”.
Corcoran Atlantic

Casas de luxo: Corcoran com “plano de expansão ambicioso” em Portugal

A Corcoran Atlantic, afiliada do Corcoran Group LLC, assinalou recentemente, de forma oficial, a entrada no mercado português. A estreia da mediadora imobiliária de luxo norte-americana em Portugal “é acompanhada por um plano de expansão ambicioso, com a abertura da segunda loja em Lisboa, situada no Príncipe Real, seguida da Comporta, do Porto, Algarve e da Madeira”, adianta a empresa em comunicado.

Chalé ocupado ilegalmente em Marbella vai a leilão por 815.000 euros

Um chalé de luxo, ocupado ilegalmente, localizado muito próximo de Puerto Banus, em Marbella, vai a leilão público até 20 de fevereiro, com preço de saída de 815 mil euros, quase metade do valor estimado de 1,3 milhões de euros. O imóvel integra a enorme carteira de ativos resultantes da liquidação da construtora Aifos, uma das maiores falências do setor imobiliário espanhol após a bolha do mercado. Segundo a plataforma Escrapalia, o chalé fica na urbanização El Rodeo (La Mariposa), em Nova Andaluzia, uma das zonas residenciais mais prestigiadas de Marbella.
Vanguard Properties tem novo CEO

Vanguard Properties: Henrique Rodrigues da Silva nomeado CEO da promotora

Henrique Rodrigues da Silva será, a partir de 18 de fevereiro de 2026, o CEO da promotora imobiliária de luxo Vanguard Properties (VP), uma das mais ativas em Portugal nos últimos anos. A empresa, recorde-se, teve como CEO durante vários anos José Cardoso Botelho, que, entretanto, deixou o cargo, tendo sido substituído por Alexandre Berda, filho de Claude Berda – o acionista e fundador da VP morreu no final do ano passado.
Procura de casas de luxo em Portugal desde EUA

O ‘efeito Trump’ na procura de casa de luxo em Portugal desde os EUA

Hoje, quem vive nos EUA tem uma perceção de risco ampliada devido a várias decisões tomadas por Donald Trump, presidente do país, desde as novas tarifas às mudanças nas políticas de imigração, passando pelos novos conflitos internos e geopolíticos. Talvez por isso é que os norte-americanos com alto poder de compra continuam a procurar refúgios para viver e investir, como é o caso de Portugal. Os dados mais recentes do idealista, editor deste boletim, revelam que a procura desde os EUA por casas de luxo à venda em Portugal continua bem expressiva, apesar de haver menos incentivos fiscais para investimento imobiliário no nosso país.
Casas novas de luxo eficientes

Casas de nova construção de luxo modernas e eficientes

Nos últimos anos o conceito de habitação de luxo tem evoluído, com a sustentabilidade a ganhar um papel determinante no setor imobiliário, especialmente na gama premium. Por esse motivo, os mais altos padrões de eficiência energética são presença obrigatória nas novas construções de luxo.Se est

Casa de luxo em Leiria com vista para o oceano à venda por 3,7 milhões

Todos os meses, o boletim de luxo do idealista/news destaca zonas premium nos diferentes distritos do país e, este mês a zona escolhida é Leiria, onde esta procura está a ganhar força graças à proximidade da costa, da Lagoa de Óbidos e de um estilo de vida premium cada vez mais valorizado por famílias nacionais e pela população internacional. Entre campos de golfe, vistas sobre o Oceano Atlântico e residências com serviços de cinco estrelas, surge agora no mercado a Villa Aurora disponível no portal do idealista por 3.700.000 euros.

Arrendamento premium: moradia em Leiria eleva o conceito de luxo no país

Arrendar uma casa de luxo em Portugal é hoje uma escolha estratégica para quem valoriza espaço, privacidade e qualidade de vida. No distrito de Leiria, este segmento tem ganho destaque pela tranquilidade residencial, património histórico e principais eixos rodoviários do país. É neste contexto que surge uma moradia independente, disponível no site do idealista para arrendamento por 8.000 euros por mês. Uma propriedade singular que alia arquitetura contemporânea, interiores de autor e uma envolvente exterior difícil de encontrar no mercado.
Leiria

Das vistas ao sossego: as zonas de luxo que caracterizam Leiria

Todos os meses, o idealista/news destaca as zonas premium de diferentes distritos portugueses, revelando onde o conforto, o requinte e a exclusividade definem a forma de viver.Desta vez, olhamos para as zonas de luxo em Leiria – locais onde modernidade, natureza e tradição histórica se encontram, e
Entrevista Ayres Neto

Mercado imobiliário de luxo: "Portugal é um destino sólido para investir"

A The Agency Portugal, mediadora imobiliária especializada no segmento de luxo, chegou ao país em 2023 e rapidamente tornou-se uma das marcas internacionais mais ativas no mercado premium português. Dois anos depois, o balanço não podia ser mais expressivo. Em entrevista ao idealista/news, Ayres Neto, Sócio-Gerente da The Agency Portugal, descreve um setor em clara expansão e uma procura que continua a diversificar-se.
Construção de casas

Fraude imobiliária expõe falhas na lei e dá prejuízo de milhões a lesados

Um esquema de fraude imobiliária em Palmela deixou mais de 120 famílias sem casa e provocou prejuízos superiores a 26 milhões de euros. O caso, agora investigado pelo DIAP de Setúbal, expõe falhas graves na lei da habitação e do urbanismo, incluindo lacunas no Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação (RJUE). O suspeito detido em dezembro de 2025 foi entretanto libertado pelo tribunal.
Palmela Dreams

Construtor burla 114 famílias e acumula dívidas de cerca de 27 milhões

A Diagramamotriz – Construção Unipessoal, Lda., constituída em 2017, tornou-se protagonista de um dos maiores escândalos imobiliários recentes em Portugal. A empresa, liderada por Romeu Joel Marçalo da Silva, vendeu várias vezes as mesmas casas em complexos residenciais de luxo no concelho de Palmela, angariando milhões em sinais junto de dezenas de promitentes compradores.
Casas famosos 2025

Casas de famosos em 2025: entre amores, despedidas e novas escolhas

Não sabemos quanto custaria a torre da Ofélia em 2025, mas sabemos que Taylor Swift continuou a construir um império imobiliário tão sólido quanto discreto. Este foi um ano em que viver bem passou a significar viver protegido, confortável e alinhado com o momento pessoal. Em 2025, as casas deixaram de ser apenas símbolos de estatuto para se tornarem ferramentas de equilíbrio, privacidade e, em muitos casos, de recomeço.
Negócios imobiliários em Portugal

Edifício Barata Salgueiro 28 (Lisboa) muda de mãos e terá casas de luxo

É mais um negócio que comprova que Portugal continua na mira dos investidores imobiliários. Falamos da venda do edifício Barata Salgueiro 28, localizado no coração de Lisboa – na rua com o mesmo nome, perto da Avenida da Liberdade –, que foi comprado por uma joint-venture liderada pela multinacional Osborne+Co, sediada em Londres. Um negócio avaliado em cerca de 20 milhões de euros, sendo que ali vai nascer um projeto residencial de luxo.

“O mercado residencial de luxo vive uma dinâmica de pressão crescente”

João Cília, que assumiu o cargo de CEO da mediadora imobiliária Porta da Frente Christie’s em março de 2023, diz ao idealista/news, sem rodeios, que “o mercado residencial de luxo em Portugal vive uma dinâmica de pressão crescente”, com a procura a ser elevada – “Há um interesse cada vez mais concentrado nos segmentos Affluent e Premium, ou seja, nos imóveis que se situam entre os 10% e os 2% mais caros do mercado” – e a oferta escassa, havendo “uma falta estrutural de imóveis”. Para o gestor não restam dúvidas de que “os compradores estão mais ativos e exigentes, enquanto a oferta continua limitada, mantendo os preços em subida e pressionando todos os segmentos”.
Ricky Martin

Ricky Martin vende o seu luxuoso apartamento em Nova Iorque

O conceituado cantor porto-riquenho Ricky Martin vendeu o seu luxuoso apartamento no exclusivo bairro de Upper East Side, em Manhattan (Nova Iorque), por 6,15 milhões de dólares (5,24 milhões de euros taxa de câmbio atual), depois de quase uma década a tentar vendê-lo. Em 2017, o cantor tinha colocado a propriedade à venda por 8,4 milhões de dólares (7,15 milhões atualmente). No entanto, após mais de oito anos de negociações frustradas, o porto-riquenho acabou por vendê-la por mais de dois milhões menos do que esperava inicialmente.