Viagem ao imobiliário de luxo: Portugal atrai investidores em 2025

A procura por casas de luxo em Portugal não arrefeceu, pelo contrário. Em 2025, os investidores imobiliários voltaram a ter os olhos postos no país. E mais casas houvesse no mercado à venda mais se venderiam, tal é o interesse existente. Este é o sentimento dos vários players auscultados pelo idealista/news ao longo do ano, desde promotores a mediadores imobiliários, passando por analistas e gestores de empresas. Confirma-se, portanto, que o país continua no radar de quem quer investir no setor, nomeadamente no segmento premium, havendo até imobiliárias de renome a começar a operar em território nacional, como por exemplo a Corcoran Atlantic.
Casas famosos 2025

Casas de famosos em 2025: entre amores, despedidas e novas escolhas

Não sabemos quanto custaria a torre da Ofélia em 2025, mas sabemos que Taylor Swift continuou a construir um império imobiliário tão sólido quanto discreto. Este foi um ano em que viver bem passou a significar viver protegido, confortável e alinhado com o momento pessoal. Em 2025, as casas deixaram de ser apenas símbolos de estatuto para se tornarem ferramentas de equilíbrio, privacidade e, em muitos casos, de recomeço.
Claude Berna

Morreu Claude Berda, fundador da Vanguard Properties

Claude Berda, fundador da promotora de imobiliário de luxo Vanguard Properties (VP), uma das mais ativas em Portugal nos últimos anos – teve como sócio José Cardoso Botelho, que, entretanto, saiu da empresa –, faleceu esta sexta-feira (19 de dezembro de 2025) com 78 anos.

“O mercado residencial de luxo vive uma dinâmica de pressão crescente”

João Cília, que assumiu o cargo de CEO da mediadora imobiliária Porta da Frente Christie’s em março de 2023, diz ao idealista/news, sem rodeios, que “o mercado residencial de luxo em Portugal vive uma dinâmica de pressão crescente”, com a procura a ser elevada – “Há um interesse cada vez mais concentrado nos segmentos Affluent e Premium, ou seja, nos imóveis que se situam entre os 10% e os 2% mais caros do mercado” – e a oferta escassa, havendo “uma falta estrutural de imóveis”. Para o gestor não restam dúvidas de que “os compradores estão mais ativos e exigentes, enquanto a oferta continua limitada, mantendo os preços em subida e pressionando todos os segmentos”.
Entrevista Ayres Neto

Mercado imobiliário de luxo: "Portugal é um destino sólido para investir"

A The Agency Portugal, mediadora imobiliária especializada no segmento de luxo, chegou ao país em 2023 e rapidamente tornou-se uma das marcas internacionais mais ativas no mercado premium português. Dois anos depois, o balanço não podia ser mais expressivo. Em entrevista ao idealista/news, Ayres Neto, Sócio-Gerente da The Agency Portugal, descreve um setor em clara expansão e uma procura que continua a diversificar-se.
Hugo Santos Ferreira, CEO da Corcoran Atlantic

Imobiliário português atrai celebridades: “Estas pessoas procuram paz"

A chegada a Portugal da mediadora imobiliária de luxo norte-americana Corcoran Atlantic é mais um sinal de que o segmento residencial premium continua na mira dos investidores. E depois de celebridades como John Malkovich, Monica Belluci, Michael Fassbender, Eric Cantona, Christian Louboutin, Madonna e Nicole Kidman, para citar algumas, terem investido em imobiliário em território nacional, haverá mais figuras públicas em vias de o fazer. Em entrevista ao idealista/news, Hugo Santos Ferreira, CEO da Corcoran Atlantic, confirma que o país “continua a ser muito atrativo e a merecer muito interesse por várias figuras públicas internacionais”. Os nomes não saem do baú, claro, por motivos de confidencialidade. “Mais uma razão para não poder fazer esse ‘disclosure’ ou avançar com nomes é porque estas pessoas procuram paz no nosso país”.
Zonas de luxo em Aveiro

Zonas premium em Aveiro: as freguesias que definem o luxo urbano

Todos os meses, o idealista/news destaca as zonas premium de diferentes cidades portuguesas, revelando onde o conforto, o requinte e a exclusividade definem a forma de viver.Desta vez, olhamos para as zonas mais exclusivas de Aveiro – locais onde a modernidade convive com a tradição lagunar, e onde

Mediação imobiliária de luxo: “Portugal oferece um produto diferenciado”

“O negócio da mediação imobiliária, nomeadamente no segmento de luxo, está de boa saúde, e podemos dizer, inclusive, que vive um dos seus melhores momentos”. Otimismo é, portanto, palavra de ordem para Adriano Nogueira Pinto, Diretor Coordenador Nacional da DS Private, que em entrevista ao idealista/news antecipa a continuidade de Portugal “no radar dos investidores e compradores de luxo internacionais”. “O país oferece, neste segmento, um produto diferenciado, como projetos de arquitetura de autor, imóveis com certificações ambientais e localizações prime altamente valorizadas”, analisa.

Branded residences: assim será o Karl Lagerfeld Residences Lisboa

Foi há precisamente dois anos que se soube que iria nascer em Lisboa um projeto imobiliário de luxo associado a Karl Lagerfeld, uma das grandes figuras da moda do último século – o designer alemão morreu em 2019. Falamos do Karl Lagerfield Residences Lisboa, que vai ganhar vida na Rua Braamcamp 48–50, perto da Avenida da Liberdade. Um empreendimento de branded residences (residências de marca) com 10 apartamentos exclusivos distribuídos por 11 pisos, com áreas a partir de 234 m2, espaços amplos e versáteis, acabamentos de topo e tecnologia de última geração, refere em comunicado a promotora imobiliária portuguesa Overseas, que o está a desenvolver.

Imobiliário de luxo? “Já não basta ter um bom código postal”

“Portugal continua a afirmar-se como um dos destinos mais atrativos do mundo para quem procura imóveis de luxo, graças à sua qualidade de vida, segurança, clima ameno e estabilidade política”. A garantia é dada por Miguel Poisson, CEO da Portugal Sotheby’s International Realty (Sotheby’s). Em entrevista ao idealista/news, o gestor considera que a escassez de oferta de casas no mercado “continua a ser um desafio”, tal como a exigência dos compradores/investidores: “Os imóveis mais valorizados são aqueles que incorporam conceitos diferenciadores ligados ao design, sustentabilidade, tecnologia e serviços personalizados. Já não basta ter um bom código postal: é necessário oferecer privacidade, vistas desimpedidas e uma experiência única”.
Mestic

"Queremos redefinir e elevar a gestão imobiliária de luxo em Portugal"

O mercado premium português ganhou um novo nome de referência: a Mestic. Com sede em Lisboa, Sesimbra e com ambições de expansão para zonas como Comporta, Triângulo Dourado, Porto e Douro, a Mestic pretende elevar os padrões de sofisticação, privacidade e experiência no setor imobiliário nacional. Em entrevista ao idealista/news, Tomás Mendes dos Santos, Chief Strategy Officer da Mestic, explica como a empresa redefine a gestão de propriedades de luxo em Portugal.