Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Casas amigas do ambiente

Últimas notícias sobre "Casas amigas do ambiente" publicadas em idealista.pt/news

Dois jovens de Ponte da Barca lançam projeto de casas que se “montam como legos”

Dois jovens de Ponte da Barca lançaram um projeto de casas que se “montam como legos”. Os imóveis em causa têm a autoria de Rafael Freitas e Renato Fernandes e são desenhados em 3D. As peças, em aço leve, são produzidas em 24 horas e trazem manual de instruções. A montagem é feita numa semana com... parafusos.

Notícia sobre:

O que é o certificado energético? É preciso ter um para vender a casa?

O certificado energético é um documento que avalia a eficácia energética de um imóvel numa escala de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente). É essencial e obrigatório, por isso, quando um proprietário quer vender ou arrendar um imóvel, independentemente da “idade” do mesmo. Contamos-te tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:
Vilamoura World

Quintinhas, vai nascer um condomínio de luxo com casas passivas em Vilamoura

O condomínio Quintinhas é um dos projetos que a Vilamoura World (VW) – empresa detida por fundos da Lone Star (dona do Novo Banco) – tem para Vilamoura. Em entrevista ao idealista/news, Miguel Palmeiro, diretor comercial da VW, revela que 17 dos 24 lotes do empreendimento já têm dono, tendo a maioria sido comprados por investidores portugueses. 

Notícia sobre:
Junoot (Omã). Cal-Earth

Oito exemplos de como se podem construir casas feitas de terra

Construir casas sustentáveis e baratas é possível com a edificação de imóveis cujo principal material usado é a terra. Nem cimento, nem tijolo, nem betão... a terra é o elemento chave para construir imóveis de raiz, com materiais sustentáveis e totalmente ecológicos.
Notícia sobre:

França lidera a lista dos países que têm imóveis com maior sustentabilidade ambiental

A França lidera, pela primeira vez, o Índice da Sustentabilidade Ambiental no Imobiliário (ISAI) da consultora JLL, figurando na categoria de “Elevada Transparência”, a par da Austrália, Reino Unido e Japão. Uma posição que se deve à implementação de várias normativas no contexto da transição para uma economia com baixa emissão de carbono.

Notícia sobre:

Quando cresce uma casa no... jardim: 21 espetaculares vivendas integradas na natureza

Há quem leve muito a sério o “dever” de viver em casas ecológicas. Para que a construção de uma casa tenha um impacto ambiental muito reduzido, alguns proprietários optaram por “fundir” as suas casas com o meio envolvente. Como? Através de espetaculares “tetos verdes”.
Notícia sobre:

Uma minicasa que gira como um girassol para economizar energia

Um estúdio de arquitetura norte-americano desenvolveu uma minicasa de apenas 14 m2 – com 3,6 metros de altura – que pode girar até 359 graus, seguindo os raios de sol. Desta forma economiza energia, sendo que apenas necessita de um radiador de 110V para complementar o aquecimento em toda a casa.
Notícia sobre:

Viver numa caixa de cartão? É muito melhor do que podes imaginar

Quando não estamos demasiado contentes com o tamanho da nossa casa costumamos dizer que vivemos “numa caixa de sapatos”. Na verdade, graças ao trabalho do estúdio de design, arquitetura e engenharia holandês Fiction Factory, este ditado podia deixar de ser pejorativo. E mais: viver entre quatro paredes de cartão pode até ser muito melhor (e mais ecológico) do que imaginas graças à Wikkelhouse.
Notícia sobre:

Casas de sonho: Uma habitação sustentável composta por sete “minicasas”

Todas as quintas-feiras apresentamos uma casa de sonho. Esta semana fazemos uma longa viagem até ao deserto do Novo México, um dos 50 estados dos EUA, para conhecermos uma casa com um design muito peculiar. A “Element House”, projetada pelo estúdio de Arquitetura MOS, de Nova Iorque (EUA), é formada por sete “minicasas” unidas entre si que formam ao todo um espaço de 140 m2, com três quartos e duas casas de banho.
Notícia sobre:

Made in Nigéria: Assim é a primeira casa do mundo feita com garrafas de plástico e à prova de bala

O que fazer com as garrafas de plástico usadas? Da Nigéria chega uma ideia inovadora, amiga do ambiente e muito atrativa. Uma Organização Não Governamental (ONG) do país africano conseguiu mostrar ao mundo que com 14 mil garrafas e muita areia é possível construir uma casa com dois quartos e com características inimagináveis.
Notícia sobre: