Comentários: 0
Made in Nigéria: Assim é a primeira casa do mundo feita com garrafas de plástico e à prova de bala

Artigo escrito por Gorka Ramos, colaborador do idealista/news.

O que fazer com as garrafas de plástico usadas? Da Nigéria chega uma ideia inovadora, amiga do ambiente e muito atrativa. Uma Organização Não Governamental (ONG) do país africano conseguiu mostrar ao mundo que com 14 mil garrafas e muita areia é possível construir uma casa com dois quartos e com características inimagináveis.

A casa apresentada pela Development Association for Renewable Energies (DARE) além de ser 100% sustentável – está preparada para ter, por exemplo, painéis solares e gás metano proveniente dos resíduos – resiste ao impacto de balas, incêndios e sismos.

Mas as vantagens do projeto Nkada não se ficam por aqui. Além de resolver dois problemas, estas casas mantém a temperatura amena todo o ano e a sua construção não exige mais que garrafas cheias de areia e um pouco de cimento para que fiquem firmes.

Os mentores desta casa – para muitos a mais sustentável do mundo – asseguram que estes imoveis podem ter até três andares. A proposta parece ser muito interessante e pode ser bastante útil sobretudo tendo em conta que na Nigéria existe uma crise residencial quase crónica – há cerca de 16 milhões de pessoas sem casa – e que se utilizam cerca de três milhões de garrafas de plástico por dia. Feitas as contas, podiam ser construídas na Nigéria mais de 200 destas casas por dia.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade