Todas as quintas-feiras levamos-te a conhecer casas de sonho pelo Mundo. Hoje, em terras lusas, paramos costa da Lourinhã, onde a Casa Plaj se ergue como um exemplo de elegância discreta. Nesta habitação, a tradição local é reinterpretada com gestos depurados, atenção à luz e à matéria, e uma relação perfeita com a paisagem, transformando a arquitetura rural numa experiência contemporânea e serena.
Todas as quintas-feiras levamos-te a conhecer casas de sonho pelo Mundo. Hoje vamos até a um refúgio contemporâneo onde a arquitetura se funde com a paisagem através de telhados verdes. Aqui, cada detalhe procura diluir os limites entre o natural e o construído, criando um equilíbrio perfeito entre design, sustentabilidade e integração ambiental. O arquiteto japonês Sou Fujimoto, conhecido pela sua abordagem orgânica e fascínio pelas formas naturais, eleva esta ideia a um novo nível com Earth, uma casa de férias localizada na ilha de Ishigaki, no sul do Japão.
O acesso à habitação continua a ser um dos grandes desafios para o mundo, mas a Amazon acaba de surpreender o mercado com uma solução revolucionária: uma casa pré-fabricada com até quatro quartos e um preço inferior a 7.000 euros – mais precisamente, 6.887 euros. O melhor? Monta-se em menos de 10 minutos, sem obras nem complicações, e adapta-se até aos terrenos mais difíceis.
Esta quinta-feira levamos-te até ao Brasil para descobrires uma verdadeira casa de sonho: a Casa Jurumirim, um refúgio moderno à beira da albufeira que combina cerâmica verde, madeira laminada e betão polido numa harmonia luminosa com a natureza. Idealizada para uma família que procura tranquilidade e ligação ao exterior, esta casa modular transforma luz, ventilação e matéria-prima numa obra de arquitetura tão funcional quanto poética.
Todas as quintas-feiras levamos-te a conhecer casas de sonho pelo mundo. Hoje vamos até à Argentina, ao coração de Mendoza. Ali, nas montanhas, ergue-se Brutal Honesty, uma casa que exemplifica o brutalismo moderno, equilibrando força, autenticidade material e integração com a paisagem.
Na recortada costa da Cornualha, no sudoeste da Grã-Bretanha, onde as ondas se quebram contra as falésias de xisto e a luz do Atlântico, um novo tipo de habitação demonstra que a arquitetura pode respeitar e quase fundir-se com o ambiente envolvente.
Com vista panorâmica e abraçada por uma viga flutuante de cimento, a Z3 é uma proposta interessante que está a ser nascer em Israel, projetada por Raz Melamed.
Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez apresentamos uma verdadeira joia imobiliária no centro de Sevilha, comercializada pela Engel & Völkers, por cerca de oito milhões de euros.
Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho e desta vez viajamos até Alicante para conhecer esta moradia localizada em San Juan de Alicante. Foi projetada por Antonio García Solera, reconhecido como pai da arquitetura moderna nesta província valenciana.
Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez viajamos até à região de Provença, em França, para conhecer o 'Château de la Verdière', a menos de 100 km de Marselha. Trata-se de uma joia arquitetónica com 5.000 metros quadrados (m2) de área útil, distribuídos em cinco níveis com 120 divisões, dos quais quase trinta são quartos.
O projeto lançado por alguns municípios italianos, de colocar casas à venda por um euro, está a tornar-se cada vez mais popular. Tanto que no Reino Unido, duas celebridades compraram duas casas numa aldeia na Sicília por um euro, renovaram-nas, uniram-nas e puseram-nas à venda por 145.000 euros.
Recebe os nossos artigos mais recentes no seu endereço eletrónicoSubscrever