
Na recortada costa da Cornualha, no sudoeste da Grã-Bretanha, onde as ondas se quebram contra as falésias de xisto e a luz do Atlântico, um novo tipo de habitação demonstra que a arquitetura pode respeitar e quase fundir-se com o ambiente envolvente. Hoje viajamos até lá para te mostrar a casa de sonho desta semana, que se destaca pelo design inovador e materiais sustentáveis com que foi construída.
A casa bifamiliar é uma habitação que desafia a conceção convencional de se destacar da paisagem. Integra-se literalmente na encosta da colina, utilizando uma combinação de pedra local e painéis de madeira lamelada cruzada (CLT).

Entre as rochas e o oceano
A Two-Family House, projetada pelo estúdio Rundell Associates, foi construída numa antiga pedreira e, como o nome sugere, pode acolher duas famílias como casa de férias. O estúdio partiu de um princípio simples: “da colina, para a colina”.
Assim, o piso inferior da casa é revestido com duas variedades de pedra extraídas a menos de 32 quilómetros do local: o cinzento Trebarwith e o castanho Trecarne, que conferem às paredes o aspeto de uma extensão da pedreira.
No piso superior, por sua vez, encontram-se tábuas de madeira e uma caleira em cobre que, com o tempo, adquirirá o tom turquesa típica da costa atlântica.

"Utilizámos materiais e mão de obra locais para criar um edifício que se integra de forma única com o ambiente envolvente, tanto visual como materialmente", explica o estúdio.
Antes do início das obras foram erguidas plataformas temporárias para testar a estrutura: deste modo garantiu-se que cada quarto tivesse vista para o mar e que a sala de estar, após uma rotação de sete graus, abraçasse o promontório vizinho como se fosse uma pintura natural.

A cota inicial também foi elevada em 50 cm para garantir uma linha de horizonte ininterrupta a partir do rés do chão. Duas alas divergentes abraçam a parede rochosa e encontram-se numa ampla escadaria curva revestida a madeira.
Construir nesta localização ventosa exigiu igualmente uma logística complexa. À chegada, os 428 painéis CLT numerados foram armazenados fora do local e depois instalados cuidadosamente por uma grua torre.
A utilização dos painéis CLT, além de acelerar a montagem, substituiu toneladas de betão e aço por um material capaz de “reter” o carbono durante toda a sua vida útil.

Convivência e sustentabilidade
A planta da casa desenvolve-se em dois níveis. No piso inferior, os espaços comuns como a sala de estar, a cozinha, a sala de jantar e a sala de jogos estão interligados e abrem-se diretamente para a costa através de amplas janelas envidraçadas. Uma piscina interior completa o conjunto, oferecendo a experiência de nadar quase sobre o Atlântico.
No piso superior, os quartos distribuem-se por ambas as alas e estão virados para o movimento perene das ondas. As clarabóias no telhado permitem que a luz atravesse a casa do amanhecer ao entardecer, reforçando a impressão de plataforma panorâmica.

Os interiores foram projetados em colaboração com o estúdio local Millard & Flo e distinguem-se pelo uso de iroko, reboco de argila e acabamentos em pedra vulcânica. Os bancos integrados, a lareira bifacial e a banheira independente lembram que o luxo aqui não é ostentação, mas sim proximidade com a natureza.
Para o estúdio, "através do cuidado com os detalhes, do meticuloso trabalho artesanal e da integridade dos materiais, a Two-Family House procura criar um refúgio costeiro altamente sustentável que tira partido dos seus magníficos arredores e oferece alegria e experiências partilhadas durante muitos anos".

As estratégias passivas são complementadas pela tecnologia: paredes altamente isoladas, janelas com vidro triplo, um sistema de ventilação eficiente e uma bomba de calor geotérmica reduzem a procura de energia, enquanto os painéis solares no telhado fornecem eletricidade limpa.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta