As casas pré-fabricadas são, definitivamente, capazes de surpreender, nomeadamente graças ao design que podem ter e aos materiais com que são construídas. E também porque podem ser edificadas em qualquer lugar, o que permite dar aso à imaginação.
Os grandes arranha-céus nem sempre estiveram entre nós. O aço e o cimento que ganham vida em altura são os substitutos das casas baixas, do tijolo e do barro. A exuberância mistura-se com a humildade e a ostentação com a austeridade em lares onde ainda há pessoas e que também se tornaram em locais turísticos.
Desengane-se quem pensa que já viu de tudo um pouco. Pelo menos em termos arquitetónicos. Os 11 edifícios que apresentamos nesta fotogaleria comprovam que a imaginação do ser humano – ou pelo menos de alguns arquitetos – não tem limites. Estes são seguramente alguns dos imóveis mais estranhos do mundo. Estranhos, raros, originais, fora do comum etc. O melhor é mesmo veres as fotos.
Têm um buraco no meio, que pode ser redondo, quadrado ou ter outra forma invulgar. Há edifícios que têm designs estranhos e que nos fazem lembrar, por exemplo, um donut. Curioso? Então dá uma vista de olhos na galeria de fotos que te apresentamos em baixo.
Um telhado? Um jardim? Uma casa? Na verdade, esta imagem esconde os três: um telhado que parece um jardim e que esconde uma casa. A “house behind the roof” (“casa por detrás do telhado”), como se chama, fica localizada em Cracóvia, na Polónia. Curioso? O melhor será espreitar as imagens.
Os tempos mudam e as tendências também, nomeadamente as arquitetónicas. A tecnologia permitiu que as fachadas dos edifícios não sejam um elemento estático. Em baixo mostramos-te espetaculares exemplos de fachadas que se movem, sendo que uma tem assinatura portuguesa. Curioso?
Há casas de todas as formas e para todos os gostos. Mas esta construção desafia os limites da criatividade. A “Casa Serpente”, que antes era uma caverna, fica localizada a norte da cidade do México e foi criada em homenagem a Quetzalcoatl, um dos deuses astecas. Curioso? O melhor mesmo será mesmo espreitares as imagens.
Esta casa, “forrada” com bambu, fica localizada no nordeste brasileiro. Trata-se de um bonito refúgio de férias assinado pela empresa de arquitetura Vilela Florez e construído num tempo recorde e com um orçamento limitado: 80.000 euros era o valor que os donos tinham para gastar e o resultado, esse, está à vista.
Um ovo gigante? Não, uma casa em forma de ovo. E como se não bastasse, este é um ovo flutuante. Os arquitetos do PAD studio uniram-se para dar vida a esta minicasa – que não tem rodas, mas que flutua. Uma espécie de caravana aquática, que permite aos seus habitantes passear num rio ou viver numa doca entre vários barcos.
Esta casa até poderia não ter nada de especial, não estivesse ela preparada para resistir ao impacto de furacões. Sim, isso mesmo, uma casa à prova de bala... ou melhor, à prova de tempestades. Tem uma forma totalmente oval, feita de betão armado, e custa 4,3 milhões de euros.
Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. Esta semana fazemos uma curta viagem até Espanha, mais concretamente até San Lorenzo de El Escorial, para conhecer uma espetacular casa rústica na qual viveu o rei Felipe II, entre 1576 e 1578.
O fenómeno das minicasas com rodas veio para ficar. E mais do que uma moda, é um estilo de vida. Poder levar a casa às costas para qualquer lugar é o sonho de qualquer pessoa com espírito de aventura. E desta vez mostramos-te a transformação das antigas cabanas de pastores – que poderias encontrar especialmente na França e no Reino Unido – em fantásticas minicasas.
Viajar com a casa às costas é mais fácil que nunca. A moda das minicasas com rodas veio para ficar, de tal forma que há cada vez mais empresas a testar novos modelos. A empresa francesa Tipoon decidiu criar uma minicaravana leve e espaçosa cujo tamanho pode ser triplicado através de um simples carregar num botão.
A Power Station – a carrinha que vês na imagem – é, na verdade, uma pequena casa sobre rodas que pode levar-te praticamente a qualquer lugar. Podia ser uma autocaravana, mas é mais que isso: combina as funcionalidades da alta tecnologia e o conforto de um espaço semelhante a um chalé.
No meio do bosque de Pittsford, em Nova Iorque (EUA), está a “Mushroom House” (“Casa Cogumelo”). Uma casa que bem poderia fazer parte do conto infantil “Alice no País das Maravilhas”. Do exterior ao interior, nenhum detalhe foi deixado ao acaso. Esta casa, que foi construída no final dos anos 60 pelo arquiteto James H. Johnson, pode ser arrendada por cerca de 5.664 euros por mês.
O blog do Guiness World Records mostra aquela que será a maior escultura de chocolate alguma vez feita. Trata-se de uma casa com 2,4 metros de altura e 15 metros quadrados que foi construída com mais de 10.000 quilos de chocolate em apenas 13 dias.
Esta grande mansão vitoriana, localizada em Bethlehem, Pensilvânia (EUA), é bastante peculiar. Dela faz parte um templo maçónico abandonado, cujo acesso se pode fazer pela cozinha da casa. Foi construída em 1863 por Elisha Packer Wilbur, sobrinha de Asa Packer, fundadora da empresa ferroviária Lehigh Valley Railroad.
Apresentamos-te aquele que será (provavelmente) uns dos piores erros arquitetónicos de sempre. Com uma largura de 1,2 metros e sete andares, este edifício, localizado em pleno centro de Lima (Peru), é uma verdadeira ameaça à segurança. Foi construído ilegalmente numa das áreas mais movimentadas da capital peruana, mas a sua existência foi passando despercebida, até que o jornal El Comercio decidiu denunciar a situação.
São raras, estranhas e algumas chegam a ser bizarras. Umas têm forma de ovo, outras de ovni… Estas são as 18 casas mais esquisitas do mundo e estão à venda – a preços chorudos, fora do alcance do comum dos mortais – em todos os cantos do planeta.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever