
No sul de Portugal há um mundo a descobrir. E tu que estás à procura de casa nova, porque não te deixares surpreender pelos fascínios desta região? Com uma diversidade de paisagens muito grande, desde planícies de perder de vista, serras verdejantes e praias infinitas de águas límpidas, tanto o Alentejo como o Algarve são territórios perfeitos para quem procura beleza natural, tranquilidade e qualidade de vida.
Embora te possam assustar alguns fatores, como o emprego sazonal, o isolamento em algumas zonas e as temperaturas elevadas que se fazem sentir durante o verão em determinadas áreas do interior, verás que os pontos fortes desta região superam, e muito, os fracos.
Viver no Alentejo
Viver na região alentejana é desfrutar de uma qualidade de vida inigualável. O Alentejo, inserido, na sua maioria, no sul do país, que é o foco deste artigo, tem aldeias, vilas e cidades para todos os gostos. Desde o seu litoral de praias de perder o fôlego na Costa Vicentina, até ao seu interior mais tradicional, esta região vai, certamente, conseguir apaixonar-te.
O custo de vida relativamente baixo, em comparação com outras zonas do país, e a tranquilidade com que se vive é irrefutável, ideal para quem dispensa o stress dos meios urbanos. Não podemos também deixar de referir a gastronomia regional, como as famosas migas e a açorda alentejana.
Arquitetura alentejana: tradição vs modernidade

Quando pensas em Alentejo, certamente te vêm à mente as casinhas brancas com largos rodapés de cores vivas como o azul, o vermelho/grená ou o amarelo. As tradicionais habitações da região foram e são ainda hoje muito marcadas por influências dos povos árabes e dos romanos.
No entanto, atualmente, as novas construções começam a remar no sentido oposto. Embora muitas ainda preservem grande parte dos elementos tradicionais, a verdade é que estas novas residências começam a evidenciar mais contemporaneidade, com outras cores que não só o branco, estruturas mais abertas e superfícies amplas e envidraçadas, de modo a maximizar a entrada de luz natural. Condomínios com comodidades premium começam também a ser cada vez mais habituais na região.
Turismo rural: um investimento seguro

As novas construções no Alentejo oferecem muito mais do que uma solução de habitação. Elas representam uma excelente oportunidade de investimento, tirando partido do que de melhor a região tem para oferecer através do turismo rural.
Este fenómeno tem crescido nos últimos anos, sobretudo após a pandemia do Covid-19, e é uma boa solução para te aventurares no mundo do negócio do turismo, adquirindo uma habitação nova para te tornares num empresário de alojamento local. Será, certamente, um investimento com um ótimo retorno.
Viver no Algarve
A região mais a sul do país é conhecida pelos seus 300 dias de sol por ano, sendo uma das mais soalheiras de todo o continente europeu. Este fator climático atrai milhares e milhares de pessoas todos os anos, não só para fazer turismo, mas também para “fixar raízes”. Também graças a isto, o Algarve beneficia de temperaturas muito agradáveis praticamente todo o ano, com verões não tão abafados como noutras regiões do país e com invernos bastante amenos.
Se queres unir beleza natural a qualidade de vida, comodidades urbanas e lazer, então este é o sítio ideal para ti. Há ainda que relembrar que, nos últimos anos, o Algarve conquistou o título de Melhor Destino de Praia da Europa e foi também distinguido como Melhor Destino de Praia do Mundo.
Algarve: o rei das casas de luxo e das casas com piscina

A região algarvia destaca-se no setor imobiliário de luxo. Tal como o Idealista referiu recentemente, a rua mais cara do país para se comprar casa situa-se no Algarve, mais concretamente na urbanização Quinta do Lago, em Almancil. No passado mês de julho, comprar uma habitação na rua mais cara de Portugal custava, em média, 8.106.364 euros.
Ainda de acordo com o ranking apresentado, a Avenida dos Descobrimentos, em Lagos, recebe a medalha de bronze, com o custo médio da habitação a situar-se nos 3.797.450 euros.
O Algarve é também o “rei” das casas com piscina. Ao fazeres uma pesquisa rápida pelas casas de nova construção com o filtro “piscina”, vais verificar que tens uma infindável lista de opções por todo o litoral algarvio, deste o Barlavento até ao Sotavento.
Da serra ao mar

Para os amantes da natureza, a região algarvia é o melhor lugar do país. Isto porque consegues, num curto período de tempo e percorrendo pouquíssimos quilómetros, ir da serra até ao mar, apreciando uma série de paisagens naturais diferentes. Exemplos disso são as serras do Caldeirão e de Monchique, a Cascata do Pego do Inferno, as grutas do Benagil, da Ponta da Piedade ou da Marinha, a ria Formosa e os vastos campos ruais e vinhas do interior.
No que toca a praias, a região dispensa apresentações, mas ainda assim podemos destacar as que arrecadam as avaliações mais positivas: praia do Camilo, praia do Carvalho, praia da Rocha, praia da Marinha, praia de Odeceixe, praia dos Três Irmãos, praia da Falésia, praia de Cacela Velha, praia de Monte Gordo, praia da Amoreira, praia da Luz, entre muitas e muitas outras.
Nova construção no distrito de Évora

À semelhança do que está a acontecer um pouco por todo o país, as novas construções residenciais no distrito de Évora estão a adotar soluções modernas e que se adaptam às necessidades atuais da população, como, por exemplo, o conforto térmico e a eficiência energética, utilizando materiais de qualidade elevada, eficientes e sustentáveis.
Neste distrito, rico em cultura e história, não vais poder deixar de visitar a sua capital, assim como as aldeias e vilas típicas de Arraiolos, Redondo e Monsaraz. Mas no que se refere a habitação, mais concretamente, construção nova, tens opções nos concelhos de Évora, Montemor-o-Novo e Vendas Novas.
Nova construção no distrito de Beja

De modo a revitalizar urbanisticamente o interior alentejano e a atrair mais população, o distrito de Beja tem apostado em novas construções que modernizam as cidades, vilas e aldeias desta zona do país, respondendo, assim, às necessidades de quem procura viver com um maior equilíbrio o rural e o urbano, privilegiando a qualidade de vida.
Neste contexto, destacam-se os municípios de Odemira e Ourique, com apartamentos e moradias novilhos em folha e prontos para te oferecer a vida que mereces.
Nova construção no distrito de Faro

De toda a região sul, Faro é o distrito onde, de longe, se verificam mais casas de nova construção. O imobiliário algarvio está em evidente expansão, apostando, sobretudo, em condomínios e moradias de gama alta, onde salta à vista a contemporaneidade arquitetónica, mas sem esquecer alguns elementos característicos da região. A proximidade ao mar e as infraestruturas urbanas de qualidade, sobretudo nas localidades do litoral, proporcionam um estilo de vida inigualável.
Com casas novas em praticamente todos os concelhos, o destaque vai para os municípios de Loulé, Portimão, Faro e Lagos.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta