Incêndios em Portugal e na UE

Incêndios em tempo real? Há um Atlas Mundial disponível online

O calor veio para ficar e trouxe com ele os incêndios, que ano após ano não dão tréguas aos bombeiros um pouco por todo o mundo. Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), mais de 2.034 km2 já arderam este ano até 29 de julho em países da União Europeia (UE), o valor médio mais elevado dos últimos anos (1.600 km2 entre 2003 e 2022). Esses e outros dados estão disponíveis no Atlas Mundial dos Incêndios, que a ESA reativou.
Proprietários de terrenos florestais querem ter mais tempo para os limpar

Incêndios: proprietários querem ter mais tempo para limpar terrenos

A federação dos proprietários florestais defendeu a prorrogação do prazo para limpeza de terrenos de 30 de abril para meados de maio, justificando que os trabalhos têm sido prejudicados pelo tempo seco e pelos alertas de risco de incêndio. Há ainda outro problema, a muita falta de mão de obra para realizar estes trabalhos, numa altura em que os preços também aumentaram.
Empresas afetadas por incêncios e cheias já podem concorrer a apoios

Empresas afetadas por incêndios e cheias já podem concorrer a apoios

As empresas afetadas pelos incêndios do verão e pelas cheias de dezembro e janeiro podem concorrer até 2 de maio a apoios do Estado, estando disponíveis 25 milhões de euros, anunciou esta segunda-feira (13 de março de 2023) o Governo. Entretanto, foi instalado em Lisboa, na zona de Alcântara, o novo Sistema de Sensores para Monitorização e Alerta Precoce de inundações: o último de dez da primeira fase do projeto que já estão espalhados por oito zonas da cidade.