
crise leva construtoras a apostar em negócios no estrangeiro
as maiores construtoras nacionais facturaram, no ano passado, cerca de metade do seu volume de negócios (entre 30% e 60%) fora de portugal.

construção pode cair 5% este ano
a seguradora crédito y caución prevê uma queda de 5% no sector da construção este ano em portugal, salientando que as insolvências aumentaram 21,6% no país no último trimestre de 2010.

licenças para a construção descem 10,1% no final de 2010
as licenças para a construção de edifícios em portugal diminuíram 10,1% em termos médios anuais, para um total de 6.500 edifícios no quarto trimestre de 2010. uma tendência, de resto, que se mantém há algum tempo.
construção terá 15 mil trabalhadores desempregados
o sindicato dos trabalhadores da construção de portugal vai reunir hoje com o ministério do trabalho para chamar a atenção do governo para os problemas que enfrente o sector, alertando para o facto de a curto prazo mais de 15 mil trabalhadores estarem desempregados segundo o diário digital, que
trabalhadores da construção entre os mais afectados pela falta de emprego
o desemprego não pára de aumentar em portugal. a prová-lo estão os dados do instituto nacional de estatística (ine), que indicam que a taxa de desemprego foi de 11,1% em dezembro, mais 0,2% que no terceiro trimestre de 2010.

encomendas na construção nos níveis mais baixos de há dez anos
a federação portuguesa da indústria da construção e obras públicas (fepicop) afirma que, em dezembro do ano passado, a carteira de encomendas atingiu um mínimo que "jamais se tinha verificado desde janeiro de 2000".
2010: menos 36% de obras adjudicadas
o ano de 2010 veio confirmar que o sector da construção continua em queda acentuada.
dívidas e pedidos de insolvência crescem na construção
a crise económico-financeira que se tem feito sentir está a ter repercussões cada vez maiores no sector da construção, afectando, sobretudo, as empresas de construção e os respectivos fornecedores.
sector da construção cai 11% no terceiro trimestre (gráficos)
o sector da construção é dos que mais dificuldades sente para resistir à crise económico-financeira e os números estão à vista: no terceiro trimestre do ano foram licenciados 6,8 mil edifícios (67,3% dos quais correspondem a construções novas) e concluídos 4,2 mil, menos 11,8% e 11% que no ano passa