Crédito habitação a cair

Queda no empréstimo da casa leva banca a apostar em crédito pessoal

Apesar de estarem a dar sinais de descida por via da Euribor, os juros nos créditos habitação em Portugal continuam elevados. E este é o principal fator que tem gerado uma diminuição da procura por empréstimo destinados à compra de casa, referiu recentemente o Banco de Portugal (BdP). É neste contexto que a banca tem vindo a adaptar as condições de crédito, reduzindo os spreads nos créditos habitação ou até em dar ofertas a taxa mista mais atrativas. Além disso, os bancos estão a apostar em força nos créditos pessoais, oferecendo, por exemplo, vouchers em troca de cartões de crédito, iniciativas que o BdP considera que não aumenta riscos de endividamento.
crédito ao consumo

Da casa ao carro: crédito ao consumo recua para 633 milhões em junho

Desde créditos pessoais com finalidade “lar”, cartões de crédito ou crédito automóvel – o crédito ao consumo recuou no arranque do verão. Os bancos concederam 633 milhões de euros em empréstimos em junho, menos 6,9% do que em maio, segundo os dados que o Banco de Portugal (BdP). Face a período homólogo, trata-se de uma quebra de 3,8%.
crédito habitação

Pedir crédito pessoal para a entrada da casa: é possível?

A maioria das pessoas pede dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Atualmente, contudo, as instituições bancárias só financiam parte do valor do imóvel – no máximo 90% –, o que quer dizer que é necessário ter capital próprio disponível para o valor da entrada, isto é, pelo menos 10% (além dos impostos e outros custos). Para quem não tem esse montante à disposição, a hipótese de pedir um crédito pessoal para cobrir a entrada da casa surge em cima da mesa. Mas será essa opção permitida ou viável?
Juros no crédito automóvel

Pedir crédito pessoal ou automóvel? Taxas máximas vão subir em abril

Pretendes pedir um crédito pessoal ou um crédito para comprar um automóvel nos próximos meses? Então, terás de ter atenção que as taxas máximas destes contratos de crédito vão subir já a partir de abril. Na verdade, os tetos máximos das taxas vão subir no segundo trimestre de 2023 para todos os tipos de crédito aos consumidores, desde os empréstimos pessoais aos cartões de crédito. Fica a saber o que vai mudar, de acordo a informação divulgada esta quinta-feira, dia 9 de março, pelo Banco de Portugal (BdP).
Crédito para compra de carros atinge valor mais alto desde 2012

Crédito para compra de carros atinge valor mais alto desde 2012

O dinheiro emprestado para a compra de automóveis foi de 222 milhões de euros em novembro, correspondendo ao valor mais alto desde, pelo menos, 2012. No total, o novo crédito ao consumo concedido pelas instituições financeiras a operar em Portugal atingiu os 566,3 milhões de euros em novembro, mais 13,3% face ao mesmo mês do ano anterior e 10,6% em relação a outubro, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal esta segunda-feira.
Crédito pessoal volta a estar na moda: 5 cuidados a ter

Crédito pessoal volta a estar na moda: 5 cuidados a ter

Muitos portugueses ficaram surpreendidos com as notícias desta semana relativas ao aumento do número de pedidos de crédito pessoal. Estes são cinco cuidados que deves ter antes de decidires contrair um empréstimo. Artigo escrito pela Reorganiza para o idealista/news, no âmbito da rubrica “Trocado por Miúdos”.