
Avaliação bancária de casas mantém-se em níveis históricos – 1.221 euros por m2
A avaliação bancária das casas para efeitos de concessão de crédito à habitação tem vindo a subir nos últimos meses, atingindo valores históricos. Em agosto, no entanto, manteve-se nos 1.221 euros por metro quadrado (m2) registados em julho. Trata-se, ainda assim, de um aumento homólogo de 8,2%, segundo o INE.

Quase 150 mil famílias têm prestações da casa em atraso
A crise e a austeridade não param de deixar marcas.

renegociação de crédito à habitação só beneficiou 84 famílias
o regime extraordinário que permite às famílias em dificuldades renegociar o crédito à habitação com condições mais favoráveis – em vigor desde novembro do ano passado – levou à “actualização” de 84 contratos.

bancos só podem cobrar uma comissão pelos créditos em atraso
a partir desta segunda-feira (dia 2), os bancos e outras instituições de crédito só podem cobrar uma comissão única de 4% por cada prestação de crédito em atraso, num mínimo de 12 euros e num máximo de 150 euros. em causa está um decreto-lei publicado em maio e que entro agora em vigor.

prestação da casa desce este mês
boas notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa.

prestação da casa desceu muito nos últimos anos, mas vai voltar a subir
em mais de quatro anos, de setembro de 2008 a dezembro do ano passado, a taxa de juro euribor a seis meses, a indexante mais usada nos contratos de crédito à habitação no país, caiu 93,7%, passando de 5,219% para 0,324%.

crédito à habitação no nível mais alto desde novembro de 2011
a banca há muito que está a cortar no crédito à habitação, mas o cenário pode estar a inverter-se.