
Subida de juros no crédito habitação: qual é o impacto em cada país?
O aumento das taxas de juros pelos bancos centrais deixou o mundo em sobressalto. O aumento dos juros de referência foi a principal estratégia adotada nos últimos meses pela Reserva Federal dos EUA, pelo Banco de Inglaterra, bem como pelo Banco Central Europeu (BCE). O seu objetivo é comum: baixar a alta inflação que se faz sentir. Acontece que as suas decisões de política monetária agravaram – e muito – as taxas de juro dos créditos habitação, encarecendo as prestações da casa. Mas o impacto no mercado hipotecário não foi sentido de igual forma por todo o mundo. Explicamos.

portugueses tiram mais de um milhão dos ppr para pagar crédito à habitação
os portugueses resgataram, nos primeiros quatro meses do ano, 1,2 milhões de euros dos planos poupança reforma (ppr) para pagarem prestações dos empréstimos contraídos para a compra de casa.




prestação da casa voltou a descer em janeiro (gráficos)
boas notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar a casa. segundo o instituto nacional de estatística (ine), as prestações do crédito à habitação voltaram a cair em janeiro, quer para os contratos antigo quer para os realizados no ultimo trimestre do ano passado.