Dívida a fornecedores do Estado voltou a aumentar no ano passado

Dívida a fornecedores do Estado voltou a aumentar no ano passado

Entre 2011 e 2016, segundo os especialistas da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), assistiu-se a uma “redução significativa" no nível de pagamentos em atraso das administrações públicas. Em cinco anos, o “stock” de dívida passou de 4.724 milhões para 854 milhões de euros, mas 2017 veio inverter essa tendência. No ano passado o total de pagamentos em atraso voltou a aumentar.

Estado português é o segundo na Europa que mais tempo demora a pagar. São 95 dias

O Estado português demora 95 dias a pagar as suas faturas, ocupando a segunda posição entre 29 países europeus. Pior só a Grécia, onde os atrasos no setor público são de 103 dias. Em causa estão dados que constam no “Relatório Europeu de Pagamentos 2017”, da consultora europeia Intrum Justitita, que coloca Portugal no topo da lista do Índice de Risco de Pagamentos, com um risco elevado de não vir a pagar as faturas (-1,08), ultrapassando a Irlanda, Itália e Grécia.
Radiografia do dia: Dívida pública de vários países europeus

Radiografia do dia: Dívida pública de vários países europeus

A dívida pública portuguesa continua a ser uma das mais elevadas da Europa, apesar de estar a diminuir. Segundo dados do Eurostat, Portugal registou no segundo trimestre do ano uma dívida pública de 129,4% do PIB, fixando-se nos 224,1 mil milhões de euros. Trata-se de um valor bem superior face ao verificado na média da UE (87%) e da Zona Euro (92,7%).
corte na sobretaxa de irs de 4% para 3,5% terá impacto reduzido nas famílias

estado deve cinco mil milhões a empresas

se o estado pagasse as faturas em atraso, a indústria, o comércio e a hotelaria podiam saldar o malparado e sobravam dois mil milhões, tanto quanto os subsídios cortados aos reformados e aos funcionários públicos.
dívidas do estado à construção rondam os 1,2 milhões

dívidas do estado à construção rondam os 1,2 milhões

o estado deve mais de 1,2 milhões de euros às empresas de construção. a garantia foi dada por reis campos, presidente da confederação portuguesa da construção e do imobiliário (cpci). "somos o maior credor do estado, quer em termos das autarquias, quer em termos da administração central.