Garantia pública para jovens

Garantia pública para jovens: prazo de regulamentação vai derrapar

A garantia pública no crédito habitação destinada aos jovens até aos 35 anos já tem decreto-lei publicado desde 10 de julho. Mas ainda não pode ser aplicada, uma vez que a medida precisa de ser regulamentada. O prazo para regulamentar a medida termina na segunda-feira, dia 9 de setembro, mas vai ser prolongado para acomodar as observações do Banco de Portugal (BdP) que chegaram há poucos dias ao Ministério das Finanças. Assim, tudo indica que a regulamentação da garantia pública vai estar pronta dentro de 15 dias.
Isenção de IMT para jovens

Jovens vão comprar mais casas em Portugal com isenção do IMT

Os jovens até aos 35 anos já vão poder comprar casa em Portugal sem ter de pagar IMT e Imposto de Selo, depois de a proposta do Governo de Montenegro ter sido aprovada no Parlamento esta quarta-feira, dia 12 de junho. Esta é uma medida “positiva” que vai facilitar o acesso à habitação por parte dos jovens e que tem potencial para impulsionar a compra de casas por estas famílias, admitem os vários especialistas ouvidos pelo idealista/news. Mas também alertam que há riscos a serem considerados, nomeadamente o potencial de subir ainda mais o preço das casas por via do aumento da procura, e ainda o facto de abranger a população jovem que não precisa de apoio para adquirir casa.
Crédito habitação para jovens

Estado ajuda jovens a contratar crédito habitação – e dá bónus à banca

Hoje, os jovens enfrentam dificuldades em contratar um crédito habitação, porque muitos não têm dinheiro para dar o valor de entrada, já que a banca só financia até 90% do menor valor entre o preço da casa e a avaliação bancária. É por isso que o Executivo de Montenegro quer dar garantias públicas aos jovens para aceder a financiamento bancário na compra da sua primeira habitação. Mas esta medida também vai dar "bónus" à banca, já que vai diminuir o risco de incumprimento.
Rendas: novos inquilinos passados a pente fino pelos senhorios

Rendas: novos inquilinos passados a pente fino pelos senhorios

Os senhorios estão a pedir cada vez mais informações e garantias aos inquilinos com o objetivo de minimizar as situações de fraudes, que têm vindo a disparar a par dos casos de incumprimento. Cópia de recibos do ordenado, declaração da empresa onde se trabalha, fiador, declaração do IRS e até o registo criminal são exigências cada vez mais comuns no mercado de arrendamento nacional.

zona euro prepara mais integração

os países da zona euro estão a ponderar aprofundar de forma significativa a sua união económica e monetária ao assumir um plano que poderá incluir um sistema europeu de garantias bancárias, um regime europeu de supervisão do sistema bancário e a emissão comum, a prazo, de dívida pública através de e