Comentários: 0
Rendas: novos inquilinos passados a pente fino pelos senhorios
idealista/news

Os senhorios estão a pedir cada vez mais informações e garantias aos inquilinos com o objetivo de minimizar as situações de fraudes, que têm vindo a disparar a par dos casos de incumprimento. Cópia de recibos do ordenado, declaração da empresa onde se trabalha, fiador, declaração do IRS e até o registo criminal são exigências cada vez mais comuns no mercado de arrendamento nacional.

A Associação de Inquilinos Lisbonenses (AIL) disse ao Dinheiro Vivo que não vê mal nenhum neste escrutínio reforçado, mas considera que há algum exagero quando as exigências chegam ao IRS. “O receio de que o inquilino entre na casa e deixe de pagar a renda não diminuiu e os senhorios querem cada vez mais garantias”, alega Romão Lavadinho, presidente da AIL.

Alguma da informação pedida, diz o responsável ao jornal, é relevante porque, “perante os valores especulativos de rendas que algumas vezes são pedidos, mais vale perceber logo se o futuro inquilino tem rendimentos para as suportar”.

Em 2015, segundo mostram os dados mais recentes, o Balcão Nacional de Arrendamento registou o número mais elevado de pedidos de despejo, num total de 4589 ações.

“Tem-se registado um pico no incumprimento e seguramente que os senhorios estão agora mais atentos”, denuncia, por seu lado, António Frias Marques, presidente da Associação Nacional de Proprietários.

“As precauções devem tomar-se antes de o inquilino ocupar a casa. O segredo é esse.” .

Uma das soluções para ajudar a evitar tantas exigências, e em que estão de acordo senhorios, inquilinos e a a APEMIP (associação representante de empresas de mediação imobiliária), é a criação de um seguro de rendas com um caráter mais universal e com um prémio de seguro mais baixo do que as versões atualmente disponíveis.

Esta é, segundo diz o Dinheiro Vivo, uma das matérias que o setor imobiliário em geral quer discutir com João Pedro Matos Fernandes, novo ministro do Ambiente.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta