empresas

Nvidia ultrapassa gigantes e torna-se a empresa mais valiosa em 2025

A Nvidia atingiu um novo marco histórico ao tornar-se, em 2025, a empresa mais valiosa do mundo, ultrapassando pela primeira vez gigantes tecnológicas como a Microsoft e a Apple. De acordo com dados da CompaniesMarketCap.com, a capitalização bolsista da Nvidia ascende a 4,2 biliões de dólares (3,82 biliões de euros), impulsionada pelo crescimento da inteligência artificial generativa e pela forte procura dos seus chips para centros de dados.
Lisboa atrai tecnológicas

Lisboa é o 1º hub tecnológico da dona da Cartier fora da Suíça

O grupo Richemont, que detém marcas como Cartier, Van Cleef & Arpels ou Montblanc, escolheu Lisboa para o seu primeiro 'hub' tecnológico fora da Suíça, que vai contratar 400 pessoas até 2028, disse à Lusa o responsável pela operação.Quanto ao investimento, Lucas De Gaulejac, 'TCC manager - Techn
Inteligência Artificial

As 15 ferramentas de IA mais utilizadas são...

A empresa de informática Aitools reuniu as 15 ferramentas de Inteligência Artificial (IA) mais utilizadas durante o mês de janeiro. Como se pode ver na imagem, o Chat GPT mantém-se no topo do ranking com 4,7 mil milhões de visitas durante o primeiro mês de 2025, conseguindo quase metade (44,65%) da quota total do mercado. No entanto, é de salientar que perdeu 2,08% de visitantes em relação ao mês anterior.
Smart Houses

Casas inteligentes: NOS apoia construção de 1.700 smart homes

As habitações da nova geração voltam a dar que falar em Portugal. A NOS anunciou esta sexta-feira, dia 6 de dezembro, que já assinou 16 projetos para construir mais de 1.700 casas inteligentes. As primeiras habitações vão ficar prontas a habitar já em janeiro de 2025 e localizam-se em Leiria.

IA na mediação imobiliária: “Portugal começa a acompanhar a evolução”

A Inteligência Artificial (IA) é, cada vez mais, uma realidade e está a deixar marcas na sociedade e nos vários setores económicos. O imobiliário não é exceção, sendo esta uma tecnologia que “está a transformar a experiência do cliente, a otimizar processos e a criar oportunidades de negócio”, revela ao idealista/news Miguel Silva, Head of IT da mediadora imobiliária Porta da Frente Christie’s. “E Portugal já começa a acompanhar essa evolução”, avisa.
Campus de data centers de IA

Campus de data centers de IA está a nascer às portas de Lisboa

Está a nascer em Vila Franca de Xira, nos arredores de Lisboa, um campus de data centers de Inteligência Aritfical (IA). Em causa estão “cinco data centers de classe mundial projetados para fornecer 180MW de potência crítica, utilizando 100% de energia renovável”, referem em comunicado a Merlin Properties e a Edged Energy, responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, adiantando que as obras de construção já arrancaram. 
workshop idealista

Workshop do idealista sobre tecnologia e IA regressa a Lisboa

A aplicação de Inteligência Artificial (IA) e tecnologia no mercado imobiliário está a transformar o setor, oferecendo ferramentas inovadoras que otimizam processos e podem melhorar a experiência do cliente. É neste contexto que o idealista vai partilhar como é que a tecnologia e a IA podem ajudar no trabalho dos profissionais do imobiliário em três novos workshops. O primeiro acontece já em Lisboa, no próximo dia 17 de setembro.
Fernando Batista

“IA pode tornar o setor imobiliário mais eficiente e transparente”

“A Inteligência Artificial (IA) pode tornar o setor imobiliário mais eficiente e transparente”. A afirmação é de Fernando Batista, presidente do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), durante a sua intervenção na segunda edição da Convenção APEMIP Imocionate 2024, que decorreu esta quinta-feira (4 de julho de 2024) no Centro Cultural de Belém (CCC).

Decorar a casa: “IA tem o poder de revolucionar o design de interiores”

A decoração e o mobiliário vão evoluindo e adaptando-se às tendências atuais. Os materiais sustentáveis, as plantas e os móveis multifuncionais têm vindo a ganhar espaço nas casas dos portugueses. E as novas tecnologias estão a marcar cada vez mais as tendências neste setor. “A Inteligência Artificial (IA) tem o poder de revolucionar o design de interiores ao tornar os processos mais eficientes, personalizados e inovadores”, admite Rita Pacheco, presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF), em entrevista ao idealista/news a propósito do arranque da feira Capital do Móvel: realiza-se entre 12 e 16 de junho, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.