Novos apoios em vigor para (micro)empresas que recorreram ao lay-off – inscrições já estão abertas
Há dois novos apoios para as empresas, lançados pelo Governo socialista de António Costa para responder à crise gerada pela pandemia da Covid-19. Publicadas em Diário da República na passada sexta-feira (dia 14 de maio de 2021) na Portaria n.º 102-A/2021, as novas regras visam o incentivo à normalização da atividade empresarial, assim como o apoio simplificado para microempresas, tendo em vista a manutenção dos postos de trabalho. As candidaturas abriram esta quarta-feira (dia 19 de maio de 2021) e podem ser efetuadas até dia 31 de maio de 2021 no Portal IEFPonline.
Casos de layoff sobem 33% num ano
Em novembro, havia em Portugal 1.171 trabalhadores, de 82 empresas, afetados por esquemas de redução de horário de trabalho ou suspensão temporária de contrato, as duas formas de layoff. Com o respetivo corte no salário. Trata-se de um aumento de 33% face ao período homólogo e é preciso recuar até ao início de 2013 para encontrar uma degradação tão grande nos ritmos normais de atividade.
Empresas estão a reduzir mais horas de trabalho nos últimos meses devido a quebras de negócio
A partir de março deste ano que se está a registar em Portugal um aumento do número de trabalhadores com menos horas de trabalho, no âmbito dos processos de layoff, face ao mesmo período homólogo. Esta tem sido a solução de várias empresas a operar no mercado nacional para responder a quebras de negócio.
construtora abrantina renegoceia passivo de 260 milhões com bancos
a construtora abrantina, que vai colocar 81 trabalhadores em “layoff” durante seis meses, está a negociar a reestruturação do seu passivo – ronda os 260 milhões de euros - com os principais bancos.