
Fogos licenciados em construções novas aumentam 5,4% num ano
O número de fogos licenciados em Portugal em construções novas até outubro teve um aumento de 5,4%, para 25.334 alojamentos, face a idêntico período do ano anterior, anunciou esta quarta-feira (28 de dezembro de 2022) a associação do setor.

Licenciamentos mais rápidos em Lisboa para pequenas e médias obras
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) lançou o programa “As Minhas Obras”, que visa simplificar alguns processos de licenciamento, nomeadamente os relacionados com trabalhos de conservação ou alteração em apartamentos, edifícios ou lojas. “Os projetos abrangidos pelo programa representam 20% do total dos cerca de 700 processos que entraram na plataforma da autarquia desde o início do ano”, diz Joana Castro e Almeida, vereadora com os pelouros do Urbanismo, Transparência e Anticorrupção da autarquia.

Obras em Portugal superam níveis pré-pandemia
Apesar dos constrangimentos provocados pela pandemia, o setor da construção continua a dar provas de resiliência.

Processos de licenciamento de casas no concelho da capital sobem 60%
O mercado imobiliário está ao rubro na capital. Só em 2017 entraram em processo de licenciamento no concelho de Lisboa 3.333 fogos, mais 60% que no ano anterior (2.084 fogos).

Número de fogos licenciados em máximos de seis anos
O número de fogos novos licenciados em 2017 cresceu 22,6% para 13.918, valor que corresponde ao registo mais elevado dos últimos seis anos. Também as licenças emitidas pelas câmaras municipais para construção e reabilitação de edifícios habitacionais aumentaram 14,7%, para 11.825, segundo os dados da AICCOPN.

Número de fogos em processo de licenciamento cresce 35% em 2017
No último ano – dados até novembro de 2017 – entraram em processo de licenciamento em Portugal Continental cerca de 27.200 fogos. Trata-se de um crescimento de 35% face ao ano anterior, segundo os dados da Confidencial Imobiliário (Ci).

radiografia do dia: evolução do licenciamento de casas nos últimos anos
a construção é um dos sectores mais afectados pela crise, sendo que desde 2000 que o número de fogos licenciados tem vindo a descer em portugal.

licenciamento de fogos para construção de casas atinge nível mais baixo dos últimos 11 anos
no primeiro trimestre, o número de fogos que tiveram licenciamento para se poderem construir casas novas foi o mais baixo dos últimos 11 anos, já que apenas 3.357 fogos obtiveram autorização, uma queda anual de 32,9%.