Projeto linha de alta velocidade vai levar à demolição de 236 edifícios
As demolições previstas no projeto da linha de alta velocidade entre o Porto e Oiã são de 236, das quais 185 habitações e 45 empresas, segundo o projeto de execução submetido pelo consórcio AVAN Norte, já em consulta pública. De acordo com o documento, disponibilizado no portal participa.pt e disponível para consulta pública até 11 de novembro, “no caso de Afetações Diretas no Projeto de Execução”, estão em causa 185 habitações e 45 atividades económicas, “totalizando 230 afetações”.
Quinta do Mitra no Porto terá de ser demolida devido à alta velocidade
A Quinta do Mitra, situada em Campanhã e reabilitada há mais de um ano fruto de um investimento de 1,2 milhões de euros, vai ter de ser demolida devido à alta velocidade, avançou a Câmara do Porto.À agência Lusa, o município revelou ter sido informado pela Infraestruturas de Portugal (IP) de que "nã
Souto Moura é autor das estações de TGV no Porto e em Gaia
O arquiteto Eduardo Souto Moura é o autor das estações de alta velocidade ferroviária de Porto Campanhã e Gaia, bem como a nova ponte sobre o Douro, neste caso com Armando Rito, confirmou à Lusa fonte do consórcio construtor.
Alta velocidade: viabilizada despesa de até 2 mil milhões para 2ª PPP
O Governo autorizou despesa que poderá ir até aos dois mil milhões de euros, para a segunda Parceria Público-Privada (PPP) da linha de alta velocidade ferroviária entre Porto e Lisboa. De acordo com uma resolução do Conselho de Ministros publicada esta segunda-feira (22 de julho de 2024), o Executivo autorizou a Infraestruturas de Portugal (IP) a realizar a despesa inerente à segunda PPP da linha de alta velocidade, no montante máximo de 1,6 mil milhões de euros (exatamente 1.604.296.194,12 euros).
Alta Velocidade entre Lisboa e Porto com fundos europeus de 813 milhões
O projeto para a Alta Velocidade entre Lisboa e Porto irá receber fundos europeus de 813 milhões de euros para a primeira fase, um dia depois de o Governo ter aprovado o lançamento do segundo troço.
Alta velocidade: renovação da Gare do Oriente custará 8,5 milhões
O projeto de renovação da Gare do Oriente, em Lisboa, para receber os serviços de alta velocidade ferroviária vai custar quase 8,5 milhões de euros à Infraestruturas de Portugal, segundo um contrato celebrado com o arquiteto Santiago Calatrava.
tgv é para avançar mas só com uma via
o governo está a estudar cenários para reduzir a participação do estado no projecto da alta velocidade, mas já decidiu que este é para avançar pois, se o não fizer, haverá pagamento de indemnizações e perda de fundos comunitários.