Mau tempo: linha do Oeste vai ficar fora de serviço “no mínimo nove meses”
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, admitiu no arranque desta semana que a linha ferroviária do Oeste vai demorar “no mínimo nove meses” a ficar totalmente operacional, na sequência dos danos causados pelas tempestades que assolaram o território nacional. No final de uma reunião com as várias entidades do setor das infraestruturas, Miguel Pinto Luz disse que “quando as águas recuarem, será possível reabrir algumas infraestruturas, mas há outras que demorarão três meses, outras serão para mais”.
Mota-Engil ganha nova obra ferroviária de milhões no Brasil
A Mota-Engil anunciou na quinta-feira, dia 6 de junho, ao mercado ter celebrado um novo contrato no Brasil, em consórcio com duas empresas, num valor superior a 135 milhões de euros.
Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo português de construção e engenh
Nova ferrovia entre Contumil e Ermesinde leva à demolição de 21 casas
O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da quadruplicação da Linha do Minho entre Contumil (Porto) e Ermesinde (Valongo) prevê a demolição de 88 edifícios ao longo do traçado, dos quais 21 habitações atualmente em uso.
Ecopistas em antigas vias férreas: 340 km para ir a pé ou de bicicleta
Onde antes passava o combóio, hoje anda-se a pé ou de bicicleta.
Carruagens Arco inauguradas visando o futuro comboio 100% português
O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, inaugurou esta quinta-feira (28 de julho de 2022) as remodeladas carruagens Arco, compradas a Espanha e que circularão na linha do Minho, visando construir "um comboio integralmente português" no futuro.
Projeto de 1.855 milhões de euros na Nigéria tem dupla mão portuguesa
A portuguesa Quadrante anunciou esta segunda-feira (25 de julho de 2022) que integra o projeto de desenvolvimento da nova linha ferroviária Kano-Maradi/Cano-Dutse, no norte da Nigéria, um investimento superior a 1.900 milhões de dólares (1.855 milhões de euros) cuja construção está a cargo da Mota-Engil. Trata-se da maior obra realizada pela Mota-Engil e do maior projeto desenvolvido pela Quadrante.
Metro do Porto: consórcio luso-espanhol ganha desenho da segunda linha de Gaia
A empresa Metro do Porto, SA, formalizou esta terça-feira (21 de setembro) um contrato de 2.879.947 euros com um consórcio constituído pela espanhola Ayesa e a portuguesa Quadrante para desenhar a segunda linha de Gaia, ligando a Casa da Música a Santo Ovídio.
Bruxelas “dá” 119 milhões a Portugal para renovar a linha ferroviária do Norte
A Comissão Europeia vai atribuir 119 milhões de euros a Portugal para a renovação da linha ferroviária do Norte, no troço Ovar-Gaia, verba que provém dos fundos da política de coesão e se destina a criar “maior conforto e segurança”.
Infraestruturas de Portugal lança concurso para eletrificação da Linha do Minho
A Infraestruturas de Portugal (IP) aprovou o lançamento da empreitada de eletrificação da Linha do Minho, no troço entre Nine e Viana do Castelo, com um valor base de concurso de 21,5 milhões de euros.
construção: portugal com dificuldade para entrar no mercado brasileiro
o presidente da federação portuguesa da indústria da construção e obras públicas (fepicop), ricardo pedrosa gomes, revelou que o brasil é um mercado fechado e apelou às empresas brasileiras que estão em portugal para ajudarem a tornar a "retórica do país irmão uma prática"de acordo com o responsável
governo brasileiro investe 53 mil milhões em estradas e linhas ferroviárias
o governo brasileiro prevê investir 133 mil milhões de reais (53,5 mil milhões de euros) em estradas e linhas ferroviárias.
mota-engil negoceia obras com gigante industrial brasileiro
a mota-engil está a negociar diversos contratos de construção de linhas ferroviárias em vários países com o gigante industrial brasileiro vale do rio doce, revela o presidente executivo do grupo construtor português, jorge coelho, em declarações ao diário económico"existem já diversas conversas com