
M2 das casas sobe para 1.610 euros – um novo máximo para a banca
A avaliação bancária é um passo necessário na hora de pedir um crédito habitação. Isto porque os bancos emprestam até 90% do menor valor entre esta avaliação e o preço da casa.

M2 das casas tem novo recorde: valeu 1.580 euros para a banca em março
Uma vez mais, o metro quadrado (m2) da habitação em Portugal foi valorizado pelos bancos. Em concreto, o valor mediano da avaliação bancária das casas foi de 1.580 euros por metro quadrado (euros/m2) em março de 2024, mais 20 euros do que no mês anterior. Este é o maior valor desde que há registos contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e representa um aumento de 6,5% face ao período homólogo.

Crédito da casa: m2 voltou a valer mais para a banca no final de 2023
Depois de passar os últimos dois meses a descer, o metro quadrado (m2) voltou a valer mais para os bancos em dezembro de 2023, tendo-se fixado nos 1.536 euros, o mesmo valor registado em outubro. E fazendo um balanço do ano passado, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que o valor mediano de avaliação bancária na habitação subiu 8,6% face a 2022, tendo este crescimento sido mais expressivo nos apartamentos do que nas moradias.

Rendas condicionadas aumentam em 2014 até 7,85 euros
Os valores da renda condicionada vão aumentar entre 6,22 e 7,85 euros em 2014, segundo uma portaria publicada quarta-feira em Diário da República, que fixa o preço da habitação por m2 neste regime.




habitação: valor médio da avaliação bancária sobe 1,8% em junho (gráficos)
a avaliação dos bancos às casas voltou a aumentar em junho.

casas valem menos 77 euros por m2 que no ano passado (gráficos)
os meses passam e os bancos vão cortando nas avaliações das casas. só no último ano, o valor médio da habitação baixou 77 euros por m2.