
Ministro da Saúde quer cortar 400 milhões nos medicamentos
O ministro da Saúde quer fechar um novo acordo com a indústria farmacêutica para reduzir a despesa com medicamentos este ano e lançou para a mesa das negociações um corte de 400 milhões de euros.O valor proposto por Paulo Macedo é visto pela Apifarma - a associação que representa as empresas farmacê

serviço nacional de saúde com saldo positivo pela primeira vez em quatro anos
o serviço nacional de saúde (sns) fechou o primeiro semestre do ano com saldo positivo de 74,8 milhões de euros, algo que não acontecia pelo menos há quatro anos.

rumores
irc a 19% só em 2017: a reforma do irc, que o centrista lobo xavier está a preparar, ambiciona uma redução da taxa efectiva de imposto para abaixo dos 20%, de forma a ser inferior à taxa média da ue.
ministro diz que “há maior equidade na saúde que no acesso à habitação”
o ministro da saúde, paulo macedo, disse que “todos os direitos têm custos” e que é essencial o serviço nacional de saúde (sns) regularizar contas, já que a saúde é um verdadeiro pilar de coesão social.

maternidade alfredo da costa fecha quando a administração quiser
o ministro da saúde, paulo macedo, revelou que o encerramento da maternidade alfredo da costa (mac), em lisboa, previsto para o final deste ano, acontecerá quando o conselho de administração da unidade de saúde quiser.

processo de construção do hospital de lisboa oriental será todo revisto
o processo de construção do hospital de todos os santos vai ser todo revisto, desde o financiamento, ao comparador público, passando pelo consórcio.

saúde: hospitais vão cortar mais 500 milhões na despesa
os hospitais do serviço nacional de saúde (sns) vão ter de implementar medidas que permitam atingir um corte na despesa de quase 500 milhões de euros no próximo ano.
médicos vão passar a trabalhar 40 horas por semana em 2013
os médicos vão passar a trabalhar 40 horas semanais, das quais até 18 horas serão em urgência hospitalar, anunciaram neste domingo os sindicatos e o ministro da saúde, paulo macedo.
saúde precisa de mais 500 milhões da “troika” para pagar dívidas
o ministro da saúde, paulo macedo, pediu autorização à ‘troika' para gastar mais 500 milhões de euros, este ano, com o único objectivo de pagar dívidas aos fornecedores. o dinheiro seria canalizado directamente para os hospitais que mais tempo demoram a pagar aos seus fornecedores.

saúde com corte de 200 milhões no orçamento do estado para 2013
o serviço nacional de saúde (sns) voltará a sofrer um corte na dotação orçamental em 2013, na ordem dos 200 milhões de euros.

médicos ganham acima do previsto e acumulam salários
a inspecção geral das actividades em saúde (igas) detectou médicos com vínculo ao serviço nacional de saúde (sns) que também são prestadores de serviços nos locais onde trabalham e casos de remuneração muito acima do que a legislação determina.

rumores
ministro garante valor mínimo para serviços de enfermagem: o ministro da saúde assegurou, esta segunda-feira, que está estabelecido um valor mínimo para a contratação de prestação de serviços de enfermagem.

médicos mantêm greve se reivindicações não forem atendidas
o dirigente da federação nacional dos médicos (fnam) mário jorge neves garantiu que uma eventual desconvocação da greve desta semana só acontecerá se o ministério da saúde atender às reivindicações da classe com um calendário estabelecido – o que diz não ter acontecido até à datade acordo com o jorn

ministério investiga contratação de enfermeiros e nutricionistas a quatro euros
o ministro da saúde, paulo macedo, considerou que “não é razoável” contratar enfermeiros e nutricionistas a quatro euros ou menos por hora.

saúde quer poupar 800 milhões com combate ao desperdício
o ministro da saúde, paulo macedo, disse esta segunda-feira que três estudos publicados sobre o sector referem que "é possível fazer uma poupança na ordem dos 700 a 800 milhões de euros através do combate ao desperdício".

saúde: hospitais públicos desperdiçam dois milhões por dia
os hospitais do serviço nacional de saúde (sns) desperdiçam dois milhões de euros por dia, revela uma auditoria do tribunal de contas (tc), que aponta para um desperdício de 745 milhões de euros em 2008, cita o diário económico (de).

hospitais têm mil médicos especialistas a mais, diz ministro
o ministro da saúde, paulo macedo, disse terça-feira no parlamento que há mil médicos especialistas a mais nos hospitais portugueses, em contraste com a crónica falta de médicos de família.
rendimentos abaixo de 1.240 euros isentos de taxas moderadoras
as pessoas que se inserem em agregados familiares com um rendimento médio mensal abaixo dos 1.240 euros vão ficar isentas do pagamento das taxas moderadoras, revelou ontem o ministro da saúde no final do conselho de ministros que aprovou o decreto lei com o novo regime das taxas e que procede à revi

saúde custa mais 100 milhões aos portugueses
taxas moderadoras mais altas e revisão das isenções, alterações à comparticipação de medicamentos ou fim da mesma em alguns casos.