Deco recebeu 30.100 pedidos de ajuda de famílias sobre-endividadas em 2020 – ano da pandemia
A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor recebeu 30.100 pedidos de ajuda em 2020 – ano marcado pelo surgimento da pandemia da Covid-19 – por parte de famílias sobre-endividadas, mais que no ano anterior, e maioritariamente explicados por desemprego, perda de rendimentos, precariedade laboral ou por negócio que correu mal.
Quase 90% das famílias que pedem ajuda à Deco terminam em insolvência
A maioria das famílias que pede ajuda à Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor já se encontra numa situação financeira tão degradada que têm de ser reencaminhadas para insolvência. Em causa estão quase 90% dos agregados, que desta forma já não podem ser ajudados.
Reclamações à Deco aumentam 15% num ano
A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor recebeu mais de 500 mil contactos de consumidores no ano passado relacionados com queixas sobre produtos e serviços prestados por empresas. Trata-se de um aumento de 15% face a 2012. Os setores que suscitaram mais reclamações foram as telecomunicações e a banca (94 mil).
deco está a receber 14 pedidos de ajuda por dia
a crise está a obrigar cada vez mais portugueses a pedir ajuda à deco – associação portuguesa para a defesa do consumidor. trata-se de pessoas que não estão a conseguir pagar as respectivas dívidas, pelo que se vêm forçadas a pedir ajuda ao gabinete de apoio ao sobreendividado (gas).