Taxa de desemprego recua para 5,8% no 3.º trimestre de 2025
A taxa de desemprego em Portugal fixou-se nos 5,8% no terceiro trimestre de 2025, uma ligeira descida face ao trimestre anterior e ao mesmo período de 2024. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), a população empregada atingiu 5,33 milhões de pessoas, o valor mais elevado desde que há registo, refletindo um aumento de 1,6% face ao trimestre anterior e 3,7% em termos homólogos. Já a população desempregada foi estimada em 326,6 mil pessoas, menos 0,9% do que no trimestre anterior e menos 2,4% do que há um ano.
segurança social sustenta quase metade dos portugueses
quase metade dos portugueses (4,8 milhões) depende da segurança social para viver, um número acima da população empregada (4,5 milhões). são sobretudo pensionistas, a que se somam os desempregados.
radiografia do dia: taxa de desemprego nos países europeus
em fevereiro, a taxa de desemprego em portugal manteve-se em 17,5% da população activa, o terceiro país da união europeia (ue) com o valor mais elevado, atrás de espanha (26,3%) e grécia (26,4%, valor relativo a dezembro, o último conhecido), revelou o eurostattrata-se de valores bem acima da média
governo admite mais 100 mil desempregados este ano
portugal deverá acumular mais 100 mil desempregados até ao final do ano e a redução de funcionários públicos foi maior que o inicialmente previsto em 2012, indicou a equipa do ministério das finanças.
recessão aumenta para 2,3% e desemprego para 18,2%
o ministro das finanças vítor gaspar deu a conhecer esta manhã o resultado da sétima avaliação da “troika” ao programa de ajustamento português, que foi concluída com êxito.
radiografia do dia: evolução e previsão da população europeia com idade para trabalhar e reformada
o gráfico em cima mostra a evolução, desde 1985, da população europeia com idade para trabalhar (entre os 20 e os 64 anos) e reformada. faz, também, uma previsão até 2060 relativa aos mesmos dois itens
radiografia do dia: evolução da taxa de desemprego e respectivos indicadores no último ano
no mesmo dia em que o “país parou” por causa da greve geral marcada pela cgtp, o instituto nacional de estatística (ine) revelou os números relativos ao desemprego no terceiro trimestre.
desemprego aumenta para nível mais alto de sempre (gráfico)
a taxa de desemprego portuguesa atingiu os 15% da população activa no segundo trimestre de 2012, o nível mais alto de sempre, segundo dados divulgados esta terça-feira pelo instituto nacional de estatística (ine).
desemprego afecta mais de um milhão de portugueses
há cada vez mais pessoas desempregadas em portugal. e desta vez os números atingiram um valor recorde. segundo o instituto nacional de estatística (ine), havia 819,3 mil portugueses sem trabalho no primeiro trimestre do ano, o que representa uma taxa de desemprego de 14,9%.
mais de 200 milhões de pessoas vão ficar desempregadas este ano
os números do desemprego não param de subir.
desempregados forçados a aceitar salários mais baixos
muita coisa vai mudar na atribuição de subsídios de desemprego depois de entrar em vigor a nova lei.
portugal tem a quarta maior taxa de desemprego do mundo
em abril, portugal foi o quarto país da organização para a cooperação e desenvolvimento económico (ocde) com a maior taxa de desemprego, sendo o segundo entre as economias mais desenvolvidas do grupo onde o desemprego mais subiu nos primeiros quatro meses do ano.