Renegociação dos créditos habitação

Renegociação do crédito habitação: banca quer alargar prazos

As renegociações no crédito habitação dispararam em 2023, devido à rápida subida das taxas de juro. E há milhares de empréstimos a serem renegociados segundo as novas regras introduzidas pelo Governo no final do ano passado. Acontece que neste tipo de renegociações aplicam-se as maturidades máximas dos empréstimos consoante das idades, uma recomendação macroprudencial do Banco de Portugal (BdP). E é esta realidade que a Associação Portuguesa de Bancos (APB) propõe mudar, sugerindo alargar os prazos além dos limites impostos para este tipo de renegociações de crédito habitação.
Apoios ao crédito habitação

Apoios ao crédito habitação confirmados pelo Governo: o que vai mudar?

A maioria dos portugueses está a sentir a subida das prestações da casa assim que são atualizadas, dada a subida dos juros. Isto porque cerca de 93% dos créditos habitação no nosso país são de taxa variável e indexadas à Euribor, que está em máximos de dez anos. Para atenuar o agravamento da taxa de esforço das famílias, o Governo está a preparar apoios ao crédito habitação, que vão passar pela extensão do prazo ou suspensão da comissão de amortização. Explicamos as medidas que estão em cima da mesa.
Prazo do empréstimo da casa

Crédito habitação: o que ter em conta no prazo do empréstimo da casa

Na hora de contratar um empréstimo para a casa, são várias as questões que devem ser levadas em conta. E uma delas é mesmo o prazo de pagamento do empréstimo, para o qual há agora novos limites consoante a idade. Muitas vezes as famílias sentem-se tentadas em alongar o prazo o máximo possível para pagar uma prestação da casa mais baixa. Mas será que compensa no longo prazo? Contas feitas, não. E neste artigo explicamos porquê tendo por base exemplos concretos.