Comentários: 0
vítor gaspar pede mais um ano para corrigir défice

a comissão europeia vai analisar “os problemas” relacionados com uma eventual extensão dos prazos de maturidade dos empréstimos a portugal. trata-se, de resto, de uma solicitação feita pelo ministro das finanças português, vítor gaspar, ao eurogrupo, de forma a facilitar o regresso de portugal aos mercados

“a comissão europeia vai examinar [...] todos os problemas relacionados com a extensão das maturidades a portugal”, assegurou o presidente cessante do eurogrupo, jean-claude juncker, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião dos ministros das finanças da zona euro. referindo-se ao programa de ajustamento português, juncker frisou que o consenso social e político é a “chave” para o “sucesso” do mesmo. o responsável disse ainda estar “confiante” de que o regresso de portugal aos mercados “vai ser um sucesso”

antes, tinha sido vítor gaspar a solicitar a extensão dos prazos de maturidade dos empréstimos ao país. o governante lembrou que portugal é um paísque cumpriu e que cumpre” os compromissos do programa de ajustamento e que a “forte capacidade de execução” permite que o país esteja agora “prestes a poder realizar emissões no mercado primário de obrigações”

o titular da pasta das finanças realçou, no entanto, que a sustentabilidade do acesso pleno ao mercado de obrigações “é mais difícil para o caso português”, visto que portugal enfrenta “uma concentração de pagamentos muito considerável nos anos de 2014, 2015 e 2016”, pelo que “é importante” que as autoridades portuguesas possam contar com o apoio dos parceiros europeus, “de forma a diluir e diferir esses compromissos ao longo do tempo”, ficando facilitado o regresso de irlanda e portugal aos mercados

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta