Salários da função pública mais próximos dos do privado em 2015
A nova Tabela Remuneratória Única (TRU) da função pública, que entrará em vigor em 2015, será alargada de forma a integrar todas as carreiras e cargos do setor público - incluindo professores, reitores, magistrados, inspetores, médicos - e terá em conta os salários praticados no setor privado.
Rumores
Rescisões podem ser travadas se licenciado for necessário noutro serviço: O Governo vai avançar com um novo programa de rescisões amigáveis na Função Pública, dirigido aos técnicos superiores.
rumores
governo admite suavizar ces para reformados do estado: o governo está a estudar uma suavização do impacto da contribuição extraordinária de solidariedade (ces) sobre os pensionistas do estado.
rumores
dívida dos hospitais às farmácias sobe para 1.251 milhões: em 2012, o estado gastou cerca de 2.200 milhões de euros com medicamentos: 1.200 milhões com os remédios vendidos nas farmácias e mil milhões com fármacos fornecidos nos hospitais.
trabalhadores da função pública ganham mais que os do privado
nas profissões comuns ao sector público e privado, a maioria dos trabalhadores das administrações públicas (57%) é melhor remunerada. uma diferença que é ainda mais acentuada em sectores como educação e saúde.
trabalhadores do privado têm até sábado para escolher modo de pagamento de subsídios
o diploma que aprova a distribuição de metade dos subsídios no sector privado pelos 12 meses foi publicado em diário da república esta segunda-feira (dia 28), entrando em vigor amanhã.
subida do irs começa nos salários a partir dos 595 euros por mês
as novas tabelas de retenção na fonte do irs foram publicadas esta segunda-feira à noite em diário da república e entram hoje (dia 15) em vigor, confirmando-se que o valor do imposto vai subir de forma acentuada, começando o agravamento a sentir-se nos salários acima dos 595 euros mensais.
funcionários públicos recebem duodécimos já este mês
os funcionários públicos vão receber o subsídio em duodécimos já este mês.
privado recebe metade dos subsídios por inteiro e metade ao longo do ano
os trabalhadores do sector privado vão receber no próximo ano metade do subsídio de férias e metade do subsídio de natal por inteiro e os restantes 50% durante os 12 meses do ano.
cortes salariais no privado em 2013 e no público em 2014
o sector privado vai pagar o ajustamento nominal na massa salarial previsto para o próximo ano, uma medida que apenas acontece em mais quatro países europeus (grécia, espanha, eslovénia e chipre).
subida das taxas moderadoras aumenta procura pelos hospitais privados
há cada vez mais portugueses a optar por ir às urgências dos hospitais privados. em causa está o aumento das taxas moderadoras nas unidades do serviço nacional de saúde (sns).
empresas privadas podem propor trabalho grátis aos sábados e feriados
as empresas privadas podem vir a propor aos funcionários que trabalhem à borla em alguns sábados e feriados.
inquérito: concorda com o corte de salários sugerido pela “troika” para o sector privado?
o idealista.pt quer saber a opinião dos fãs no facebook, por isso, abriu um inquérito na sua página, na qual todos os fãs do idealista podem deixar a sua opinião.