Setor imobiliário mostra a sua força em 2022

2022 à lupa: imobiliário dá provas de força

Terá o setor da construção e do imobiliário escapado entre os pingos da chuva de uma tempestade chamada guerra que assolou o continente europeu? Sem aviso prévio, a Europa viu-se a braços com um conflito armado que parece estar para durar e que teve – e está a ter – impacto direto nas economias dos países e nas finanças pessoais. A inflação escalou em 2022. E o Banco Central Europeu (BCE) começou a aumentar os juros diretores para travar a subida generalizada dos preços, uma decisão que fez disparar os encargos com o crédito habitação. Com este pano de fundo, os custos da construção continuaram a subir em flecha, assim como os preços das casas. Tudo isto num cenário que se crê que seja de pós-pandemia. Mas a fileira da construção e do imobiliário dá sinais de estar, ainda assim, resiliente, dando provas de força. 
Rx 2020: imobiliário resiliente e animado a fechar o ano "horribilis" da pandemia

Rx 2020: imobiliário resiliente e animado a fechar o ano "horribilis" da pandemia

Num ano marcado por uma inesperada crise pandémica, que deixou marcas em todo o mundo, incerteza foi – e continua a ser – palavra de ordem. O setor imobiliário, como não podia deixar de ser, também sentiu os danos colaterais deixados pela passagem da Covid-19, mas mostrou-se resiliente. A construção não parou e os preços das casas, depois de vários anos a subir em flecha, estarão a desacelerar. Também o Alojamento Local e os vistos gold, que têm estado no olho do furacão ano após ano, voltaram a dar que falar em 2020.
2019 a pente fino: as notícias que marcaram o imobiliário

2019 a pente fino: as notícias que marcaram o imobiliário

O setor imobiliário voltou a dar muito que falar em 2019. Os preços das casas continuam a subir, embora agora a um ritmo mais lento, e os bancos parecem estar a ajudar “à festa”, através do negócio do crédito à habitação. O mercado de arrendamento esteve também (mais uma vez) no centro das atenções, à semelhança do sempre polémico Alojamento Local. Em “alta” está ainda a construção nova e o investimento imobiliário, nomeadamente estrangeiro.
As notícias que marcaram o setor imobiliário em 2018

As notícias que marcaram o setor imobiliário em 2018

2018 foi, à semelhança dos últimos anos, muito animado – e atribulado – no que diz respeito ao setor imobiliário. Há novas regras no Alojamento Local (AL) e no crédito à habitação, os preços das casas continuam a subir em termos homólogos, apesar de haver sinais de abrandamento, e a aposta na obra nova parece ter vindo para ficar. Pelo meio, o Porto está cada vez mais no radar.  
As notícias que marcaram o setor imobiliário em 2017

As notícias que marcaram o setor imobiliário em 2017

O setor imobiliário voltou a dar que falar (muito) em 2017. A crise que afetou a mediação imobiliária e a construção parece estar ultrapassada e há sinais de otimismo nesta atividade. O Alojamento Local voltou a gerar muita polémica, com os investidores – nacionais e estrangeiros – a animarem o mercado. Certo é que nunca se venderam tantos imóveis e que comprar casa é cada vez mais caro. Já os bancos estenderam a passadeira ao crédito à habitação.
As notícias que marcaram o setor imobiliário em 2016

As notícias que marcaram o setor imobiliário em 2016

2016 foi um ano atribulado no que diz respeito ao setor imobiliário. A reabilitação urbana e o investimento estrangeiro voltaram a dar que falar, tal como o aumento da carga fiscal, que parece não dar tréguas aos proprietários. Já os bancos continuam a dar sinais de disponibilidade para financiar a compra da casa. Isto num ano em que se venderam mais imóveis e a preços mais caros.