
Casas mais caras em 2022: preços disparam 17,2% no início do ano
O contexto económico atual está a pressionar o poder de compra dos portugueses. A inflação deu o salto de 8,7% em junho e as taxas de juro no crédito habitação estão a subir com a evolução a pique da Euribor. E também as casas continuam a ficar mais caras em Portugal. Nos primeiros três meses do ano, o preço das casas subiu 17,2% face ao mesmo período do ano passado. Contas feitas, comprar casa custou 1.454 euros por metro quadrado (euros/m2), em termos medianos, no início de 2022.

como acelerar a venda da casa
as casas demoram cada vez mais a ser vendidas, há pouca gente a querer comprar e cada vez mais quem queira vender. o mercado imobiliário mudou e é preciso criar novas estratégias de venda para fazer face à falta de clientes.

preço das casas sobe em todo o mundo menos na europa (gráficos)
o relatório global house prices, da consultora knight frank, revela que em 35 dos 55 mercados imobiliários (63%) analisados o preço da habitação subiu em março, relativamente ao mesmo mês de 2012.

casas próprias de valor superior a 189 mil euros contam como rendimentos
as casas próprias de valor superior a 188,6 mil euros passarão a contar como rendimentos, sendo que, até agora, tal situação só se verificava com imóveis de valor superior a 215,5 mil euros.