Quanto valem as casas para o Fisco?

Quanto valem as casas para o Fisco? Mais de metade até 50.000 euros

Avaliar a casa e estudar o mercado é uma dica a ter em conta, por exemplo, quando se pensa em comprar ou vender casa, sendo que os preços das casas anunciadas para venda não correspondem, muitas vezes, ao valor pelo qual estão registadas nas Finanças. Quanto valem, afinal, as casas para o Fisco? Os dados mais recentes mostram que mais de metade das casas registadas nas Finanças estão avaliadas em menos de 50.000 euros, havendo, por outro lado, 2.937 imóveis avaliados em mais de um milhão de euros. Em causa está o Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos imóveis, que é usado para apurar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), cobrado todos os anos pelas autarquias aos proprietários.
Finanças vão rever coeficientes de localização das casas para o IMI

Finanças vão rever coeficientes de localização das casas para o IMI

O Fisco vai rever os coeficientes de localização que servem de referência para o cálculo do Valor Patrimonial Tributário dos imóveis (VPT), e que são depois utilizados para definir o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que os proprietários pagam anualmente. O efeito não será imediato, mas ao existir uma reavaliação, o IMI poderá descer ou subir.

Fundos imobiliários têm menos imóveis para reabilitar

O valor dos edifícios para reabilitação que constam na carteiras dos fundos de investimento imobiliários está a descer. Num ano, de janeiro de 2014 para janeiro de 2015, o valor da construção para reabilitação nos fundos fechados caiu para quase metade, de 160,9 para 82,5 milhões de euros. Nos fundos abertos, o valor também desceu de 10,8 para 7,2 milhões de euros.