Comentários: 0
ermidas em portugal
idealista

As ermidas, ou igrejas/capelas de pequena dimensão, são construções que normalmente se situam em sítios ermos e, como tal, apresentam vistas deslumbrantes. Em Portugal, poderás deparar-te com estas pequenas construções espalhadas de norte a sul do país. E se estás a pensar que visitar capelas é aborrecido, podemos dizer-te que algumas são quase desconhecidas e capazes de surpreender os seus visitantes. 

Se procuras um lugar com pouca gente, com vistas incríveis e sossego de sobra, tens mesmo de fazer as malas e aproveitar as férias para conhecer estas ermidas portuguesas:

1. Ermida da Nossa Senhora da Conceição 
2. Ermida de Santo António
3. Capela do Senhor da Pedra
4. Capela da Boa Nova
5. Capela de São Mamede 

Ermida da Nossa Senhora da Conceição

A Ermida da Nossa Senhora da Conceião localiza-se em Tomar, mais precisamente na freguesia de São João Baptista, no cimo de uma pequena elevação próxima do Castelo e do Convento de Cristo

A sua construção foi iniciada em meados de 1541, sendo que só ficou concluída entre 1572-73. Trata-se de uma capela quadrangular cujo volume exterior transmite uma sensação de imponência. No seu interior, há uma composição arquitetónica grandiosa com uma harmonia subtil. 

Nossa senhora da conceição
wikimedia_commons
Estas características tornam esta capela numa construção inovadora no panorama arquitetónico da época. Esta pequena ermida apresenta, uma notória influência classicista italiana fundida com vários elementos nacionais. 

Aproveita umas férias para visitares este lugar e desfrutares do sossego com vista sobre a cidade.

Alojamentos de férias em Tomar

Ver mais alojamentos de férias em Tomar

Ermida de Santo António 

É no cimo da Rocha do Zambujal, em Castro Marim (distrito de Faro), que se pode encontrar a Ermida de Santo António. É uma zona fortificada construída anexa ao Castelo, juntamente com o Forte de São Sebastião, que fizeram desta, entre os séculos XVI/XVII, a praça de guerra mais importante do Algarve

Ermida de Santo António
wikimedia_commons
Porém, não é apenas a importância histórica desta construção que vale a pena descobrir, pois pela sua localização funciona quase como uma espécie de miradouro com vistas incríveis sobre o Rio Guadiana e a Reserva Natural conhecida como Sapal de Castro Marim

Alojamentos de férias em Faro

Ver mais alojamentos de férias em Faro

Capela do Senhor da Pedra 

Pequena mas forte e monumental, é assim a Capela do Senhor da Pedra, localizada no topo de uma rocha de costas viradas para o mar em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia. É um edifício setecentista, num local que reflete uma conexão à comunidade pescatória e onde, todos os anos, se realiza uma conhecida romaria em honra ao Senhor da Pedra, no domingo da Santíssima Trindade. 

Capela do Senhor da Pedra
wikimedia_commons
Além de resistir ao tempo e ao mar, esta capela é palco de um dos mitos mais conhecidos ligado à sua construção. Reza a lenda que esta capela inicialmente era para ter sido construída no terreiro, mas quando se começaram a levantar as primeiras pedras, surgiu uma luz misteriosa e insistente que levou a alterar o lugar da construção para o topo daqueles rochedos onde poderia "abraçar" a luz.

Mistérios à parte, este é um ponto de paragem obrigatória para muitos visitantes e turistas que aproveitam as férias para conhecer este lugar e registar fotograficamente a paisagem sobre o mar.

Alojamentos de férias em Vila Nova de Gaia

Ver mais alojamentos de férias em Vila Nova de Gaia

Capela da Boa Nova 

É na freguesia de Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, que nos deparamos com aquilo que se acredita ser o que resta de uma construção de maiores dimensões antigamente habitada por monges franciscanos: a Capela da Boa Nova

Acredita-se que a deslocação da Ordem para outro lugar terá levado a que parte dos edifícios aos quais pertencia a capela ficassem sem utilidade. No entanto, os locais continuavam a procurar esta capela como refúgio, principalmente os pescadores que aqui pediam proteção contra os riscos que corriam quando saíam para o mar. 

capela da boa nova
wikimedia_commons
Os olhares voltaram-se de novo para esta construção graças à construção da Casa de Chá da Boa Nova, hoje considerada monumento nacional. A Capela da Boa Nova sofreu obras de requalificação para se adaptar aos novos tempos, em que é fotografada e apreciada pelos visitantes. 

Alojamentos de férias em Matosinhos

Ver mais alojamentos de férias em Matosinhos

Capela de São Mamede 

É nas profundezas de Sintra, para lá da Serra, mais junto ao mar que encontramos, no meio do pinhal, a Capela de São Mamede. É uma um edifício religioso com um formato circular com um alpendre que acompanha o exterior até meio do círculo.

A data exata da sua construção é desconhecida, mas suspeita-se de uma origem bem remota até à época romana, onde se desconfia ter existido um templo ao culto da deusa Diana, protetora dos animais. 

Capela de São Mamede
wikimedia_commons
Isto porque, todos os anos, no mês de agosto, é realizada uma romaria com um caráter particular chamada Benção do Gado: os lavradores da região trazem o seu gado e animais domésticos e com eles dão três voltas à capela, no sentido contrário aos ponteiros do relógio, cumprindo a tradição das fitas coloridas abençoadas e protetoras, usadas ao pescoço pelos donos dos animais, como forma de proteção e benção.

Apesar de atualmente estas celebrações serem em honra de São Mamede, este ritual é muito idêntico ao que se conhece para agradecer à deusa Diana.  

Este é um lugar recatado que vale a pena conhecer numa visita a Sintra. Aproveita para fotografar e fazer um pique-nique à sombra dos pinheiros. 

Alojamentos de férias em Sintra

Ver mais alojamentos de férias em Sintra

 

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta