
Ao todo vão ser inaugurados este ano em Portugal 58 novos empreendimentos turísticos: 57 hotéis e uma Pousada de Portugal. Ou seja, vai haver um aumento de 5,4% no número de quartos que vão estar disponíveis no mercado.
Segundo o Diário Económico, que se apoia em dados da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), grupos como Pestana, Vila Galé, Sana, Turim, Júpiter e Porto Bay são algumas das empresas que estão a contribuir para este reforço da oferta, sobretudo em Lisboa.
Até 15 de abril já abriram dez destes 58 projetos, que correspondem a 610 quartos. Hoje (dia 22) o mercado recebe o primeiro hotel da marca angolana Skyna, em Lisboa, e no sábado será inaugurado o novo Vila Galé Évora.
Para Cristina Siza Vieira, presidente da direção executiva da AHP, “os resultados do turismo, na conjuntura, são interessantes, sendo que 2013 já foi um ano de retoma e, em 2014, sustentou-se essa retoma quer em termos de taxa de ocupação quer em RevPar” (preço médio por quarto disponível).
A responsável referiu que “continua a haver vontade e intenção em investir” e adiantou, citada pela publicação, que “os projetos de empreendimentos turísticos, sobretudo hotéis, estão em ‘pipeline' há bastante tempo”, estando a agora a sair do papel.
De referir que este reforço da oferta passa por novas unidades, mas também pela remodelação e reconversão de edifícios, alguns abandonados, em hotéis.
A inauguração destes 57 novos hotéis previstos significa que haverá no mercado mais 4.752 quartos. Em 2014, estavam registados 1.121 hotéis com 87.984 quartos, logo, com estas novas unidades, “o mercado vai contar com mais 5,4% de quartos em hotelaria”, revelou Cristina Siza Vieira.
Só em Lisboa está prevista a abertura de 23 novos hotéis e de uma Pousada, que correspondem a 1.709 quartos. Seguem-se a região do Porto e Norte, com mais 14 unidades (1.201 quartos).
Para poder comentar deves entrar na tua conta