Portugal estará representado esta quinta-feira, 20 de maio, na segunda semifinal do concurso, pelos The Black Mamba, com a canção “Love is on my side”
Comentários: 0
Roterdão, visita guiada pela cidade que é palco da Eurovisão 2021
Créditos: Freepik e Gtres

Depois de um ano de paragem devido à pandemia de Covid-19, o Festival Eurovisão da Canção 2021 regressou para a sua 65ª edição. Este ano, o concurso decorre em Roterdão, nos Países Baixos, e Portugal estará representado esta quinta-feira, 20 de maio, na segunda semifinal, pelos The Black Mamba, com a canção “Love is on my side”. A final do certame acontece no próximo sábado, dia 22 de maio.

Os Países Baixos ganharam o direito de organizar a Eurovisão depois de vencerem a edição de 2019, em Israel, com o tema Arcade, interpretado por Duncan Laurence. A 65.ª edição do concurso, que se realiza anualmente na Europa desde 1956, deveria ter acontecido em maio do ano passado, em Roterdão, mas a União Europeia de Radiodifusão, por considerar que não estavam reunidas condições para a sua realização, devido à pandemia, decidiu adiá-la um ano.

Embora esta edição do Festival Eurovisão da Canção 2021 seja disputada por 39 países, apenas 33 competem nas semifinais - 16 na primeira, que aconteceu esta terça-feira, e 17 na segunda. Os restantes seis países – os chamados “Cinco Grandes” (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) e o país anfitrião (Países Baixos) – têm acesso garantido à final.

Portugal irá competir esta quinta-feira por um lugar na final, atuando na segunda semifinal, na qual participam também São Marino, Estónia, República Checa, Grécia, Áustria, Polónia, Moldávia, Islândia, Sérvia, Geórgia, Albânia, Bulgária, Finlândia, Letónia, Suíça e Dinamarca.

Roterdão, a cidade holandesa da arquitetura

Roterdão é a segunda maior e mais importante cidade dos Países Baixos. É um polo de arquitetura moderna, recheada de construções contemporâneas e vários locais de interesse para visitar – a pé, ou claro, de bicicleta.

O “postal” da cidade e um dos grandes pontos turísticos é a Ponte Erasmus (“Erasmusbrug”), mas há muitos outros edifícios que emanam beleza e charme. É o caso da antiga fábrica Van Nelle, à beira do Rio Schie, que é Património Mundial da Humanidade, a Estação Central, o Market Hall e as curiosas Casas Cubo, construídas nos anos 80.

A arte e os muses também fazem parte do ADN da cidade holandesa. Desde o Boijmans van Beuningen ao Kunsthal, mas há muitos outros. A igreja Sint-Laurenskerk também merece uma visita, assim como a futurista Torre Euromast, para desfrutar das vistas sobre Roterdão a 185 metros de altura.

*Com Lusa

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta