Situado em Torres Novas, é um verdadeiro paraíso natural, que oferece um contato direto com a biodiversidade local.
Comentários: 0
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Alexey Komarov, CC BY-SA 4.0 Creative commons

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, uma maravilha natural situada no centro de Portugal, estende-se por cerca de 38.900 hectares. Este parque abrange várias regiões. Situa-se nos municípios de Alcobaça e Porto de Mós, no distrito de Leiria, e Alcanena, Rio Maior, Santarém, Torres Novas e Ourém, no distrito de Santarém. Descobre tudo sobre o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Características naturais e geológicas

Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Carla Marques da Silva, CC BY-SA 4.0 Creative commons

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros é notável pelas suas características naturais e geológicas únicas. Localizado no Maciço Calcário Estremenho, o parque é famoso pelas suas extensas formações de calcário que criam paisagens incríveis. 

As grutas, como as de Mira d’Aire, Moeda e Alvados, são algumas das mais espetaculares da Europa, onde poderás descobrir um mundo subterrâneo com estalactites e estalagmites que se formaram ao longo de milhares de anos. Possui ainda das poucas salinas de origem não marinha existentes em Portugal. De especial relevo as salinas da Fonte da Bica, localizadas em Rio Maior.

Quais são as características geográficas do parque?

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, localizado na região do Maciço Calcário Estremenho, apresenta uma topografia marcada por vastas extensões de terreno calcário, escarpas e vales profundos. 

Além disso, pode dizer-se que o parque abrange quatro unidades morfológicas de altitude:

  • Planalto de Santo António (a sul e centro)
  • Serra dos Candeeiros (a oeste)
  • Planalto de São Mamede (a norte)
  • Serra de Aire (a leste)

Clima e recursos hídricos do parque

Cascata da Fórnea
PedroMGG, CC BY-SA 4.0 Creative commons

Por ano, o número de horas de sol descoberto é de cerca de 2350 a 2600 horas. O valor mensal de insolação poderá ser três vezes maior no Verão, em relação aos meses de Inverno. No que diz respeito à ocorrência de precipitação anual, esta varia entre 900 mm e 1300 mm. Durante cerca de dois a três meses do ano, poderão ocorrer geadas, normalmente entre o fim do Outono e o fim do Inverno.

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros é rico em recursos hídricos, que desempenham um papel crucial na sustentação da sua biodiversidade. A água, proveniente principalmente de chuvas e infiltrações, percorre o subsolo calcário criando um sistema complexo de aquedutos naturais. Este reservatório que vai de Rio Maior até Porto de Mós e conta com cerca de sessenta e cinco mil hectares.

Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros: o que visitar?

Grutas de Mira D'aire
Lara Maia, CC BY-SA 3.0 Creative commons
  • Grutas e Algares: visita as grutas e os algares, verdadeiras maravilhas naturais esculpidas pela água ao longo de milhões de anos. Estas grutas são um testemunho do poder erosivo da água sobre o calcário, formando espaços subterrâneos de rara beleza, adornados com estalactites e estalagmites.
  • Pegadas de Dinossáurios: não percas a Pedreira do Galinha, famosa pelas suas pegadas de dinossáurios saurópodes do Jurássico. Este local oferece uma janela única para o passado geológico da região, sendo um dos mais importantes sítios paleontológicos de Portugal.
  • Percursos Pedestres: com 16 percursos disponíveis, escolhe o que mais te agrada para uma caminhada revigorante pela natureza. Estes trilhos estão bem marcados e adaptam-se a diferentes níveis de dificuldade, permitindo-te explorar a diversidade de paisagens e habitats que o parque oferece.

Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros: como chegar?

Se estás a planear visitar o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, há várias opções de transporte que podes considerar para chegar ao parque:

  • Carro: a maneira mais conveniente de chegar é de carro. O parque está bem sinalizado e acessível através de várias estradas principais. Podes utilizar o GPS para encontrar a melhor rota a partir da tua localização.
  • Autocarro: existem serviços regulares de autocarros de várias cidades grandes até aos municípios mais próximos do parque, como Porto de Mós, Alcanena e Torres Novas..

Viver em Torres Novas

Torres Novas
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Viver em Torres Novas oferece uma experiência única de tranquilidade e acesso à natureza, estando esta cidade situada nas proximidades do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. A cidade, do distrito de Santarém, proporciona um ambiente acolhedor que combina a vida moderna com tradições seculares.

As áreas verdes, como o Jardim das Rosas, são locais perfeitos para relaxar e desfrutar do ar livre. Além disso, a proximidade com o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros permite aos residentes e visitantes fácil acesso a uma variedade de atividades ao ar livre, desde caminhadas a passeios de bicicleta, observação de aves e muito mais.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta