Os Museus do Vaticano não podem faltar num roteiro para visitar a capital. Estes espaços museológicos têm algumas das obras mais importantes da história da arte mundial, incluindo a famosíssima Capela Sistina, pintada por Michelangelo, entre muitas outras.
Nas imediações do museu, existem também muitos outros lugares a descobrir. Neste artigo, mostramos-te o que podes ver a pé perto dos Museus do Vaticano.
O que ver perto dos Museus do Vaticano?
Existem várias paragens que se podem chegar comodamente a pé após a visita aos Museus, sem necessidade de recorrer a transportes públicos. Além disso, com uma caminhada um pouco mais longa, é fácil e agradável chegar até ao centro histórico da capital.
Praça de São Pedro
A primeira coisa a ver nas imediações do museu é, naturalmente, a Praça de São Pedro. O colunado elíptico de Bernini abraça a praça, criando algumas ilusões óticas bastante singulares. No centro ergue-se o obelisco egípcio e, claro, destaca-se a magnífica fachada da Basílica.
A praça fica a cerca de 1,1 a 1,3 km dos Museus, pelo que é necessário caminhar ao longo das muralhas do Vaticano, num percurso de aproximadamente 15 minutos.
Castelo de Sant'Ângelo
Originalmente construído como mausoléu de Adriano e mais tarde transformado em fortaleza papal, o castelo é caracterizado pelas suas salas históricas, o famoso Passetto di Borgo e um terraço panorâmico considerado um dos mais bonitos de Roma, ideal para fotografias entre a cúpula da Basílica e o rio Tevere.
Além disso, vale a pena caminhar pela Ponte Sant’Angelo, adornada com estatuas de anjos impressionantes.
O castelo fica a cerca de 1,6 a 1,9 km a pé dos Museus do Vaticano, o que equivale a aproximadamente 20 a 25 minutos, passando pela Praça de São Pedro e pela Via della Conciliazione.
Passeio do Jasmim
Um percurso pouco conhecido, que corre ao longo das muralhas do Vaticano junto à linha ferroviária do Vaticano, é o Passeio do Jasmim.
Especialmente no final da primavera, o aroma do jasmim sente-se imediatamente, enquanto a vista sobre a cúpula de São Pedro é verdadeiramente incrível. A partir dos Museus do Vaticano, é necessário caminhar entre 1,7 e 2,0 km, o que corresponde a cerca de 25 a 30 minutos.
Via Cola di Rienzo
É uma das ruas mais famosas de Roma e o local ideal para fazer compras, com boutiques, lojas históricas, mercearias gourmet, gelatarias e cafés elegantes.
Aqui também podes fazer uma paragem para almoço ou um aperitivo após a visita aos Museus do Vaticano. A Via Cola di Rienzo começa na Praça Risorgimento e termina na Praça del Popolo, no coração da cidade.
A distância até ao início da rua é de cerca de 700 metros (8–10 minutos), e percorrê-la por completo leva mais 20–25 minutos.
Praça del Popolo
Sem dúvida, a Praça del Popolo é uma das praças mais famosas e harmoniosas de Roma. Destaca-se pelas suas igrejas gémeas e pela fonte com obelisco no centro.
Ao visitar Santa Maria del Popolo, podes admirar obras-primas de Caravaggio, e ao subir a escadaria em direção ao Pincio, encontrarás um dos pontos panorâmicos mais bonitos de Roma.
A pé, a praça fica a cerca de 2,2 a 2,6 km dos Museus do Vaticano, equivalentes a 30–35 minutos de caminhada, passando primeiro pela Via Cola di Rienzo e depois pelo Ponte Regina Margherita.
Como chegar aos Museus do Vaticano?
Os Museus do Vaticano situam-se ao longo do Viale Vaticano, entre as estações de Metro A Cipro e Ottaviano. Utilizar transportes públicos é, geralmente, a opção mais cómoda, especialmente nas horas de ponta. Em particular, podes chegar à zona através de:
- Metro A: estação Cipro (saída “Museus do Vaticano” para o acesso pelo Viale Vaticano) e Ottaviano (também conveniente para chegar à Praça de São Pedro);
- Autocarro 49: liga diretamente a área da Basílica ao acesso dos Museus. Útil se vieres de Monte Mario ou Valle Aurelia;
- Autocarros 492/495 e 490/491: atravessam o bairro Prati e ligam às estações da Metro A/B. Ao sair nas áreas de Cipro/Ottaviano, chegas aos Museus em poucos minutos a pé;
- Elétrico 19: terminal na Praça Risorgimento; depois é necessário caminhar 10 minutos até aos Museus.
Também é possível chegar de carro: o bairro Prati não é muito congestionado fora das horas de ponta, mas encontrar estacionamento na rua pode ser difícil. Por isso, vale a pena verificar previamente lugares para estacionar em Roma sem gastar demasiado.
Viver no bairro Prati
Prati é um dos bairros mais elegantes e cobiçados de Roma, com edifícios estilo Umberto I, avenidas arborizadas, lojas e uma ampla oferta de serviços.
Aqui encontras escolas, escritórios, gabinetes profissionais e várias opções para comer fora. Muito valorizada é, naturalmente, a presença da Metro A (estações Lepanto e Ottaviano) e de numerosas linhas de autocarro.
Descobre, assim, com o idealista, como é viver em Prati e quais são os últimos anúncios de casas para venda ou arrendamento:
Para poder comentar deves entrar na tua conta