Conhece as cidades vizinhas de Coimbra que oferecem uma experiência de cultura, lazer e natureza, ideais para um fim de semana.
Comentários: 0
Mirando do Corvo
Miranda do Corvo, Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Conhecida pela sua prestigiada universidade, uma das mais antigas da Europa, Coimbra encanta com o seu património histórico e cultural. A cidade é um verdadeiro museu a céu aberto, onde podes passear pelas ruas estreitas do centro histórico e maravilhar-te com monumentos como a Sé Velha, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e a Biblioteca Joanina. No entanto, para além dos encantos da própria cidade, Coimbra serve como ponto de partida ideal para explorar sítios encantadores. Descobre as 10 cidades próximas de Coimbra

Condeixa-a-Nova

Um fim de semana em Condeixa-a-Nova oferece uma experiência rica e diversificada. Começa por visitar o Museu Nacional de Conímbriga e a Casa Museu Fernando Namora. 

Situada a cerca de 15 quilómetros a sul de Coimbra, Condeixa-a-Nova é uma vila que combina história, natureza e gastronomia de forma única. Para chegares lá a partir de Coimbra, podes optar por uma viagem de carro de cerca de 20 minutos. 

Não deixes de provar os pratos típicos como a chanfana e o cabrito assado em forno de lenha, com guarnição de batatas assadas e grelos cozidos

Miranda do Corvo

Mirando do Corvo
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

No núcleo histórico do centro da vila de Miranda do Corvo, que resiste ao desgaste da vida moderna, visita a Torre Sineira e a Igreja Matriz, situadas no Alto do Calvário, a passear pelas estreitas ruas repletas de história e habitações de traça centenária.

Visitas ao Mosteiro de Semide, ao Santuário do Senhor da Serra e à Capela da Nossa Senhora da Piedade de Tábuas são indispensáveis. Os três pontos são de grande interesse religioso e recebem milhares de visitantes por ano. A estes junta-se o Templo Ecuménico que une as várias religiões do mundo.

Para chegares a Miranda do Corvo a partir de Coimbra, podes optar por uma viagem de carro de aproximadamente 25 minutos pela A13 ou utilizar os autocarros e comboios que ligam as duas localidades.

Vila Nova de Poiares

Vila Nova de Poiares
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Para um fim de semana em Vila Nova de Poiares, há muitas atividades ao ar livre e pontos históricos para visita, entre os quais, a Capela de Santo André, um dos pontos históricos mais importantes da vila, com uma arquitetura simples e charmosa e a Igreja Matriz de Poiares. 

A gastronomia de Vila Nova de Poiares é muito rica, e o prato principal é a famosa Chanfana, um guisado de cabra cozido lentamente em vinho tinto. Esse prato é tradicionalmente servido em pratos de barro preto, que conferem um sabor único à refeição. 

Para chegares a Vila Nova de Poiares, basta seguires pela N17 numa viagem que dura cerca de 30 minutos.

Penacova

Penacova
C goulao, CC0 1.0 Creative commons

Conhecida pela sua beleza natural e história, Penacova é um destino perfeito para uma escapadela de fim de semana. Entre as principais atrações estão o Mosteiro de Lorvão, um impressionante mosteiro cisterciense com mais de 1000 anos de história, os Moinhos de Vento da Portela da Oliveira e os Miradouros. 

A melhor altura para visitar Penacova depende do que procuras. A primavera (março a maio) é ideal para quem gosta de natureza e gastronomia, coincidindo com a época da lampreia. O verão (junho a setembro) é perfeito para atividades ao ar livre e festivais. O outono oferece paisagens deslumbrantes e temperaturas amenas, ideais para caminhadas.

Penacova é uma vila situada a cerca de 20 quilómetros a nordeste de Coimbra, para chegares basta fazeres uma viagem de 30 minutos pela N110.

Mealhada

Um fim de semana na Mealhada oferece a combinação perfeita de gastronomia, natureza e história. A cidade é a porta de entrada para o Palácio e Mata do Bussaco, um dos principais destinos naturais da região. O Mosteiro de Santa Cruz do Bussaco, situado na Mata do Bussaco, datado século XVII é um local histórico fascinante, rodeado de belas paisagens.

Esta cidade é, sem dúvida, o epicentro do Leitão da Bairrada em Portugal. Este prato, feito com leitão assado em forno a lenha, é servido com batatas fritas e laranja. Outros pratos tradicionais incluem o cabidela e uma ampla oferta de vinhos da região da Bairrada, com destaque para os espumantes e vinhos tintos.

A uma distância de 25 quilómetros, podes optar por fazer uma viagem de carro que dura cerca de 28 minutos ou utilizar o comboio regional numa viagem de 19 minutos.

Lousã

Lousã
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

A Lousã é uma encantadora vila situada a cerca de 30 minutos a sudeste de Coimbra, no coração da Serra da Lousã. Entre as principais atrações da Lousã está o Castelo da Lousã, uma fortaleza medieval com vistas panorâmicas sobre a serra e o Ecomuseu da Serra da Lousã. 

O Festival Gastronómico Sabores de Outono tem como objetivo de preservar e promover a gastronomia local, pode ser uma forma de aumentar a atratividade de um destino turístico e de incentivar o desenvolvimento económico regional.

Para chegares à Lousã a partir de Coimbra, podes optar por uma viagem de carro ou utilizar os transportes públicos como autocarros regulares e comboios regionais que ligam as duas localidades. 

Cantanhede

Um fim de semana em Cantanhede é ideal para explorar a cultura vinícola, relaxar na natureza e descobrir marcos históricos. Algumas atividades e lugares de destaque incluem o Museu da Pedra dedicado à história e importância da pedra e da escultura na região, especialmente devido ao calcário abundante em Cantanhede, com exposições de esculturas e técnicas de trabalho em pedra e a Igreja Matriz de Cantanhede construída no século XVI, é um dos edifícios religiosos mais emblemáticos da cidade, com estilo manuelino e detalhes arquitetónicos que impressionam. 

No verão, Cantanhede é palco da Expofacic, uma das maiores feiras e exposições de Portugal, que combina mostra de produtos regionais, espetáculos musicais, artesanato e muita gastronomia. É um evento que atrai milhares de visitantes e é perfeito para quem quer conhecer a cultura e os sabores da região.

Para chegares a Cantanhede a partir de Coimbra, apenas podes utilizar o carro. A viagem dura certa de 32 minutos pela N234-1. 

Figueira da Foz

Figueira da foz
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Conhecida pelas suas praias de areia dourada e pela sua vida noturna, a Figueira da Foz é um destino perfeito para uma escapadela de fim de semana, oferecendo uma combinação única de sol, mar e cultura. 

A melhor altura para visitares a Figueira da Foz é no verão. A cidade ganha vida especialmente durante o verão, com vários eventos e festivais. O Festival Pirata, que decorre geralmente em julho, é uma celebração da história marítima da cidade. Já em agosto, o RFM SOMNII atrai milhares de pessoas que gostam de música eletrónica. 

Para chegares à Figueira da Foz a partir de Coimbra, podes optar por uma viagem de carro de aproximadamente 45 minutos ou utilizar os comboios regionais e urbanos que ligam as duas cidades. 

Góis

Góis
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Góis oferece diversas atividades ao ar livre e pontos turísticos culturais como as praias fluviais, passeio pelo centro histórico, além de monumentos como a Igreja Matriz e a Ponte Real, que data do século XVIII.

A melhor época para visitar Góis é entre a primavera e o verão, quando o clima é agradável para atividades ao ar livre e assistir às festas do concelho de Góis. 

Góis é uma vila portuguesa localizada no distrito de Coimbra, na região da Serra do Açor. De Coimbra, pode-se chegar a Góis de carro em cerca de 45 minutos, pela EN17. 

Tábua

Tábua
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Tábua é uma encantadora vila situada no coração da região Centro de Portugal, a cerca de 60 quilómetros de Coimbra. Tábua ganha vida especialmente durante o verão, com vários eventos e festivais. No entanto, no inverno, a vila não perde o seu encanto. É a altura ideal para desfrutar de passeios pela natureza circundante, visitar os monumentos históricos sem as multidões do verão, e saborear os pratos quentes e reconfortantes da gastronomia local junto à lareira.

Para chegares a Tábua a partir de Coimbra, podes optar por uma viagem de carro de 50 minutos pelo IP3 ou utiliza os autocarros da Rede Expresso para te deslocares. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta