O ano novo está à porta e quando a campainha toca entram também os familiares que se reúnem à mesa para pôr a conversa em dia, revisitar episódios antigos e aproveitar a companhia uns dos outros. Mas não só.
Nesta época festiva, é também altura de mostrares o que vales na cozinha. Se é de um empurrão inspiracional de que precisas, é esse empurrão que te damos com estas ideias de pratos para servires, quer na ceia de fim de ano ou no primeiro almoço de 2026, com uma pitada de improviso e de amor.
Menus completos para jantar ou almoço de passagem de ano
Os mais aventureiros esperam precisamente a contagem regressiva para começarem os preparativos daquela que se espera ser a época em que se saboreia com fartura.
Não há uma lista oficial de o que se deve comer na passagem de ano, mas sim algumas propostas de receitas para entradas, prato principal e sobremesa.
Menu para os amantes das tradições
Várias são as receitas passíveis de se fazerem em datas comemorativas, mas existem sempre familiares que vão apontar como primeira preferência e sem hesitação para as tradições – aquelas comidas que não se comem com tanta regularidade durante o ano, já que se reservam para a semana do Natal e do ano novo. E o cozinheiro da família acaba por levar isso em consideração.
Entrada: Cogumelos recheados
- Lava os cogumelos grandes (que podem ser, por exemplo, Champignon ou Portobello), retira os talos e reserva-os;
- De seguida passa-se para o recheio: numa frigideira com azeite deves saltear a cebola e o alho picado. Junta-lhe os talos cortados e adiciona sal, bem como, temperos;
- Numa travessa para levar ao forno, distribui os cogumelos e acrescenta-lhes o recheio, sendo que em cada um deves pôr a cebola, o alho e os talos picados, bem como, adicionar tomate cherry e queijo ralado;
- Leva ao forno por cerca de 15 minutos a 180°C.
Outra alternativa de entrada, também leve, pode ser uma sopa de legumes.
Prato Principal: Peru assado com batata doce
O segredo do peru está essencialmente no tempero, sendo que deves deixá-lo embebido na marinada de véspera para absorver bastante o sabor.
- O primeiro passo consiste em limpar o peru por dentro e por fora;
- Segue-se a preparação da marinada para lhe dar gosto: em 5 litros de água adiciona rodelas de limão e laranja, sal, alho esmagado e coentros partidos – o peru deve ficar mergulhado nesta sopa durante 24 horas;
- No dia seguinte, quando for retirado, deves fazer um molho para o besuntares e ires regando ocasionalmente enquanto estiver no forno: numa taça junta vinho branco, alho picado, mostarda, pimentão doce e sal a gosto;
- Acrescenta ao redor batatas doces cortadas em cubos;
- Posteriormente pré-aquece o forno a 180°C e põe o tabuleiro com o peru coberto com papel de alumínio durante cerca de 50 minutos.
- Nos últimos 30 a 45 minutos, retira o papel de alumínio para o deixares dourar.
Sobremesa: Mousse de manga
Leva poucos minutos a fazer, é refrescante e deixa pouca margem para erros.
- Descasca inicialmente duas a três mangas e corta-as de modo a serem mais fáceis de bater no liquidificador;
- Acrescenta, dentro do próprio liquidificador, 1 lata de leite condensado e 1 pacote de natas e tritura tudo;
- Leva ao frigorifico para ficar refrescante e voilà. Pronta a servir.
Se não tiveres liquidificador em casa, põe os ingredientes numa taça e tritura com uma varinha mágica.
Menu para os que precisam de algo urgente e prático
Não é por ser rápido que se tem de descurar a elegância da refeição. No entanto, nesta altura em que se entra numa corrida contra o tempo, é melhor investir no que é simples e saboroso.
Entrada: Melão com presunto e tábua de queijos com tostas
- Corta o melão em cubos e enrola-os em presunto ou acrescenta por cima. Para que não se desfaçam com facilidade podes usar um palito;
- Queijos amanteigados, queijos curados ou qualquer outro tipo, podem ser cortados em fatias e ganhar as mais diferentes disposições numa tábua, onde são servidos com tostas.
Prato Principal: Entrecosto
À semelhança do peru, também o entrecosto deve ficar a marinar durante 24h. É o ideal, mas caso o tempo seja escasso, 30 minutos terá de servir.
- Numa taça começa por fazer a marinada em que ficará a repousar de um dia para o outro: junta alho picado, azeite, vinho branco, louro, mel, pimentão-doce, sal, ervas e sumo de laranja.
- No dia seguinte, quando for altura de o levar ao forno, deves começar por aquecê-lo a 180°C.
- Posteriormente, põe o entrecosto num tabuleiro, onde deve permanecer por cerca de 60 minutos, e cobre-o com papel de alumínio – de modo a cozinha-lo lentamente por dentro. Deves ir regando com o molho.
- Por fim, de forma a ficar tostado de ambos os lados, aumenta o forno para 200°C, durante sensivelmente 10 minutos, e vira de um lado e de outro.
Sobremesa: Leite creme
Com o auxílio do pó das saquetas pré-feitas disponíveis nos supermercados, o leite creme é uma sobremesa saborosa e muito rápida de se fazer.
- Começa por ferver meio litro de leite num tacho com duas cascas de limão e duas colheres de açúcar;
- Em simultâneo, dissolve o conteúdo da saqueta numa chávena com parte do leite previamente retirado do meio litro;
- Quando o leite começar a ferver ligeiramente, adiciona o conteúdo da chávena e deixa cozer durante 1 minuto em lume brando, mexendo sempre;
- De seguida, retira o tacho do lume e deixa arrefecer. Podes adicionar canela por cima e deitar fora as cascas de limão.
Se quiseres fazer em maiores quantidades tem em conta que para cada saqueta deves usar meio litro de leite.
Menu para os que gostam de desperdício zero
É uma altura conhecida pelos excessos, daquilo que se compra e daquilo que se ingere. Se fizeste mal as contas na consoada e sobrou bacalhau, porque não usá-lo numa outra receita para o ano novo?
Entrada: Bruschetta tradicional
- Corta várias fatias de pão rústico e pincela cada uma com azeite. Deve ir ao forno até dourar;
- Em simultâneo, num recipiente deves partir tomate em cubinhos, triturar dentes de alho, deitar um fio de azeite e pôr sal e pimenta a gosto;
- De seguida deves colocar essa mistura em cima das fatias de pão já torradas e adicionar uma folhas de manjericão.
Há quem refogue o tomate com alho numa frigideira antes de pôr sobre o pão. Também é possível fazer bruchetta com queijo de cabra e mel, para trazer um outro requinte para a mesa.
O modo de preparo é, no entanto, diferente do anterior. Isto porque depois de torrado com azeite no forno, o pão é montado com fatias de queijo cabra e regressa ao forno por mais 2-3 minutos. Após, rega-se com um fio de mel e podem adicionar-se nozes.
Prato Principal: Bacalhau no forno com camarão
- Começa por pré-aquecer o forno a 200°C;
- De seguida deves preparar as batatas: corta-las em rodelas e cozê-las em água com sal a gosto;
- Na sequência, segue-se a preparação do bacalhau: este deve ser cozinhado em água por cerca de 5 minutos e separado em lascas sem espinhas;
- O camarão, já descongelado, é temperado com limão, sal, alho e pimenta moída para absorver sabor. Depois é refogado com um fio de azeite;
- Num outro tacho, refoga uma cebola cortada em meia-lua com azeite, alho e louro. Assim que estiver a alourar, acrescenta vinho do porto e deixa ferver por 1-2 minutos;
- Para finalizar é hora de montar em camadas num tabuleiro de forno. Dispõe as rodelas de batata; depois uma generosa camada de cebola; bacalhau em lascas e camarão;
- Adiciona um pouco de leite aquecido, cerca de meia chávena, por cima e salsa picada. Segue para o forno por cerca de 30 minutos até ficar levemente dourado.
Sobremesa: Pão de ló
Habitualmente os ingredientes já se encontram na despensa. Vais precisar somente de ovos, açúcar e farinha com fermento.
- Pré-aquece o forno a 180°C;
- Separa as gemas e as claras de 6 ovos em duas taças diferentes;
- Bate as claras em castelo, isto é, até ficarem firmes e volumosas ao ponto de se virar ao contrário a taça e suster;
- Na outra taça começa por bater as gemas juntamente com 120 gramas de açúcar branco. De seguida, junta-lhe 180 gramas de farinha de trigo e torna a bater sempre para o mesmo lado para não desandar.
- Por último, junta gradualmente a massa da gema às claras em castelo, envolvendo sempre no mesmo sentido cuidadosamente. Se quiseres adiciona uma pitada de canela.
- Para finalizar, unta a forma com manteiga e leva ao forno por cerca de 20 a 30 minutos. Uma boa estratégia para ver se a massa já está cozida é fazer-se uso de um palito.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta