Comentários: 0
Lisboa é a 16ª cidade com melhor qualidade de vida do mundo
GTRES

A Monocle, conceituada revista sobre assuntos internacionais, negócios, cultura e lifestyle, publicou na última edição, referente ao mês de julho, um ranking das 25 cidades mundiais com melhor qualidade de vida. É o terceiro ano consecutivo que a publicação elabora esta lista, sendo que Lisboa tem vindo sempre a subir na hierarquia: passou de 22º lugar em 2014 para 18º em 2015 e para 16ª este ano.  

No topo do ranking está Tóquio (Japão), seguida de Berlim (Alemanha) e de Viena (Áustria). De referir, no entanto, que a capital portuguesa está à frente de cidades como Amesterdão (Holanda), Barcelona (Espanha), Portland (EUA) e Montreal (Canadá).

“Lisboa renasceu nos últimos cinco anos, mantendo a sua roupagem histórica e uma postura descontraída que coloca a boa vida acima da ‘corrida de ratos’, mas com um novo e convidativo ‘verniz’ cosmopolita”, considera a Monocle.

Segundo o Diário Económico, que se apoia nos dados da publicação britânica, o centro da capital está a fervilhar, havendo restaurantes, lojas e bares abertos toda a semana, empreendedorismo e locais de trabalho e de alojamento acessíveis.

“Este influxo, combinado com 270 dias de sol brilhante por ano, está a fazer ganhar a este local a alcunha de ‘Califórnia da Europa’ . A cidade não tem nenhuma da intolerância religiosa que algumas cidades estão a experienciar e as taxas de criminalidade são baixas, tornando-a uma das cidades mais seguras na Europa”, acrescenta a Monocle.

De referir que o ranking baseou-se em quatro critérios: acesso da cidade a rotas aéreas internacionais, custo de um passe mensal de transportes, horários dos clubes e bares e a quantidade de lojas locais e independentes (‘indie’).  

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta