Países mais e menos felizes do mundo

Os países mais e menos felizes do mundo são... (Portugal está na lista)

Em 2012, as Nações Unidas proclamaram o dia 20 de março como o Dia Internacional da Felicidade ou Dia Mundial da Felicidade. O objetivo é promover a sensibilização para uma “abordagem mais inclusiva, equitativa e equilibrada do crescimento económico que promova a felicidade e o bem-estar de todas as pessoas”. Importa saber, então, quais são os países mais e menos felizes do mundo: a lista é liderada pela Finlândia e na cauda da tabela encontra-se o Afeganistão. Já Portugal ocupa a 56ª posição.
Ranking Qualidade de Vida da Mercer

Lisboa desce no ranking “Qualidade de Vida” e Porto entra: porquê?

Lisboa e Porto ocupam o 39º e 55º lugares do ranking “Qualidade de Vida”, que avalia os aspetos práticos do quotidiano dos expatriados e das suas famílias que trabalham fora do seu país de origem, sendo publicado todos os anos pela consultora Mercer. No caso da capital, houve uma descida de duas posições na tabela face à última edição, já o Porto não estava listado, revela ao idealista/news Tiago Borges, Career Leader da Mercer Portugal, salientando que a crise na habitação que se vive no país não tem repercussões nestas escolhas: “Em termos do ranking (posicionamento relativo) não existe uma penalização específica de Lisboa ou Porto por este aspeto”.
Países com maiores e menores liberdades

Os países europeus com maiores e menores liberdades são…

A Europa é considerada um dos continentes mais livres do mundo. A maioria dos países europeus está no topo do Índice de Liberdade Humana, ocupando 19 das 25 primeiras posições do ranking, de acordo com o relatório produzido pelo Cato Institute, dos EUA, e pelo Fraser Institute, do Canadá.
Melhores países para expatriados

Portugal é o 10º melhor país para expatriados – está a cair no ranking

Portugal é o 10º melhor país do mundo para expatriados, sendo o Expat Insider 2023 liderado pelo México. Apesar de ter caído face aos últimos rankings (ficou em 4º lugar em 2022 e em 5º em 2021), é o segundo país europeu no top 10, sendo apenas destronado por Espanha, que se encontra na 2ª posição da lista. Um dos pontos positivos apontados a Portugal pelos cidadãos estrangeiros que escolhem o país para trabalhar é a qualidade de vida. E em sentido inverso encontra-se o indicador relacionado com o mercado laboral.
Ponte 25 de abril

Lisboa no Top 50 das melhores marcas de cidade do mundo

Lisboa está entre as 50 melhores cidades do mundo, segundo o Brand Finance City Index 2023, aparecendo na 43ª posição. A cidade destaca-se pela sua “arquitetura cativante, o património cultural, a gastronomia, a atmosfera animada e a encantadora música do Fado”. Londres ocupa o primeiro lugar do ranking, seguida de Nova Iorque e Paris.
As cidades preferidas pelos milinários para comprar casa

Lisboa é uma das 25 cidades preferidas dos ricos para comprar casa

Há no ranking das 25 cidades mais procuradas pelas pessoas mais ricas do mundo para comprar casa uma metrópole portuguesa. Lisboa ocupa o 20º lugar do Barnes Index City 2023, tendo subido quatro posições face à lista do ano passado. A tabela é liderada por Paris, que em 2022 ocupava a quinta posição. A capital francesa destronou, de resto, a cidade norte-americana de Miami, que este ano ocupa o segundo lugar.
Os maiores produtores mundiais de lítio são...

Estes são os maiores produtores mundiais de lítio – Portugal no top 10

A Austrália foi, em 2021, o país que registou a maior produção mineira de lítio, com 55.416 toneladas, o equivalente a mais de metade da produção total a nível mundial. Portugal também se encontra no top 10, ocupando a sétima posição, com 900 toneladas. Em causa estão dados divulgados recentemente pela BP Statistical Review of World Energy.
Os países mais e menos democráticos são...

Os países mais e menos democráticos em 2022

O longo declínio da democracia global chegou ao fim em 2022, de acordo com a última edição do Democracy Index, realizado pela Economist Intelligence Unit (EIU), que pertence ao The Economist. O estudo anual classifica o estado da democracia em 167 países com base em cinco categorias com pontuação máxima de dez: processo eleitoral e pluralismo, funcionamento do governo, participação política, cultura política democrática e liberdades civis. Segundo a última edição, quase metade (45,3%) da população mundial vive em alguma forma de democracia, enquanto mais de um terço (36,9%) vive sob um regime autoritário. 
Escolas de gestão portuguesas entre as melhores da Europa

Inédito: Portugal tem 5 escolas de gestão entre as melhores da Europa

Portugal tem pela primeira vez cinco escolas no top 95 das melhores escolas de gestão da Europa, um ranking realizado todos os anos pelo Financial Times (FT) e que foi divulgado esta segunda-feira (5 de dezembro de 2022). Em causa estão a Nova SBE, a Católica Lisbon School of Business and Economics, a Porto Business School, o ISEG e o Iscte Business School. Destaque ainda para o facto de Portugal ser, agora, um dos países mais bem representados no ranking, sendo apenas ultrapassado por França, Reino Unido e Alemanha.