Comentários: 0
Passear por Lisboa grátis
Pixabay

A cidade de Lisboa, também conhecida como a cidade das sete colinas, é considerada uma cidade global pela sua importância em aspetos financeiros, artísticos e turísticos. Diz quem a conhece que é inesquecível e é díficil enumerar todas as características que a tornam única.

Lisboa é também a capital de Portugal, uma cidade histórica onde ainda é possível encontrar vários símbolos da cultura tradicional portuguesa como painéis de azulejo, casas de fado ou até provar iguarias da gastronomia nacional. Com tanta riqueza cultural não é surpreendente que Lisboa já tenha sido premiada por diversas vezes, nomeadamente como "Melhor Cidade City-Break do Mundo" ou "Melhor Porto de Cruzeiros", nos prémios World Travel Awards (WTA), considerados os "óscares do turismo".

Aproveita os feriados, pontes ou até mesmo uns dias de férias para descobrir todos os encantos desta cidade banhada pelo rio Tejo e conhecer os seus habitantes, mais conhecidos por "alfacinhas".

Se não sabes o que fazer em Lisboa, espreita a nossa lista e aponta estas 4 coisas grátis para explorares a cidade de uma ponta à outra.

Miradouro Monsanto

Miradouro Monstanto
Wikimedia commons

Com uma vista panorâmica sobre a cidade de Lisboa e uma altura (para muitos) de cortar a respiração, o agora Miradouro de Monsanto tem quase meio século e muitas vidas. Noutros tempos já foi um restaurante, discoteca, bingo, edifício de escritórios e até mesmo armazém. 

Abandonado desde 2001, atualmente os dias são mais calmos, mas este edifício continua a receber esporadicamente visitantes e curiosos que querem ter a experiência de ter a melhor vista sobre a cidade no Alto da Serafina

Por isso mesmo, a entrada é gratuita e poderás cruzar-te com vários exemplares de arte urbana que decoram agora o edifício tentando trazer-lhe um pouco da vida e cor que perdeu. Aproveita para explorar ainda a Mata do Monsanto onde tens inúmeros parques onde poderás fazer um piquenique à sombra das árvores. A máquina fotográfica é indispensável!

Feira da Ladra

Ir à Feira da Ladra
Wikimedia commons

A Feira da Ladra é uma das feiras de antiguidades mais antigas do país e uma das mais conhecidas na cidade de Lisboa. Começa bem cedo com o levantar do sol e dura até ao final da tarde, o que te dará muito tempo para percorrer com calma as centenas de bancas.

Poderás encontrar (quase) tudo o que possas imaginar: roupa, livros, mobília, objetos decorativos e até mesmo coisas que te vão surpreender como óculos graduados. São centenas de vendedores e compradores e mais um par de oportunidades a bom preço. 

Para descobrires a Feira da Ladra terás de te deslocar até ao Campo de Santa Clara, em São Vicente a uma terça feira ou sábado entre as 9 e as 18 horas, mas acreditamos que será uma experiência diferente que vai valer a pena. 

Jardim da Estrela

Visitar o Jardim da Estrela
Wikimedia commons

De inspiração romântica e construído ao estilo dos jardins ingleses, o Jardim da Estrela é um dos jardins clássicos da cidade lisboeta. Localizado na freguesia da Estrela, com uma das suas entradas de frente para a Basílica da Estrela, tem 4,6 hectares abertos ao público diariamente entre as 7 da manhã e a meia noite. 

Aqui poderás dar um longo passeio e tirar fotografias, um excelente plano para te sentires longe da confusão da cidade. No verão há vários espetáculos musicais no emblemático Coreto, mas ao longo de todo o ano é possível cruzares-te com várias exibições artísticas como por exemplo manhãs de dança aos domingos. 

Roteiro pelos painéis de azulejo

Painel de Azulejos
Av. Infante Santo Wikimedia commons

Lisboa é a cidade dos azulejos e não, não estão só em museus. Ao longo da cidade em fachadas de edifícios, comércio, fontes, estátuas e muito mais é possível deparares-te com diferentes painéis de azulejos com diferentes estilos e cores.

Podes aproveitar o teu roteiro e tomar nota destes locais para descobrires os azulejos mais loucos da cidade:

  • Reitoria da Universidade de Lisboa: A fachada do edifício da Reitoria da Universidade de Lisboa tem um dos painéis geométricos mais bonitos da cidade. As formas triangulares e os diferentes tons de azul são da autoria de Fred Kradofler, pioneiro do design gráfico em Portugal. 
  • Avenida D. João II, Parque das Nações: obra assinada pelo artista plástico islandês Erró, encontras um painel de azulejos colorido e cheio de vida que retrata vários heróis de banda desenhada e do universo da ficção científica. Se és fã de super heróis do Super Homem ao Homem Aranha este mural é para ti. 
  • "Casa dos Parafusos", Cais do Sodré: Recuamos até à década de 1920 para chegar à fachada revestida com azulejos. O lettring é feito com parafusos, uma ideia, no mínimo original para fazer publicidade a esta pequena loja de comércio. 
  • Mural do Jardim Botto Machado, Campo de Santa Clara: é um dos murais de azulejos mais recentes de Lisboa. Inaugurado em 2016, este painel de 170 metros conta com mais de 50 mil azulejos e foi criado por André Saraia. Um mural cheio de cor, lembrando um universo fantástico é facilmente encontrado no muro do jardim perto da feira da Ladra.
     

Apartamentos de férias em Lisboa

Ver mais apartamentos de férias em Lisboa

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta