
Numa vila italiana chamada Reggello, localizada na província de Florença, fica o Castelo de Sammezzano, um edifício que ninguém quis comprar até agora e que está fechado desde 1990. No entanto, a administração da iniciativa 'Save Sammezzano' anunciou que uma família rica florentina emitiu uma proposta oficial de compra 34 anos depois.
Embora não especifiquem o valor, garantem que se encarregarão de dar a conhecer ao mundo esta joia arquitetónica escondida e, no futuro, dar-lhe um uso hoteleiro.

Este castelo é uma remodelação de um edifício agrícola do século XVII e, por sua vez, provavelmente tem raízes na época romana.
A construção tem um estilo eclético, já que os seus antigos proprietários, a família Ximenes d'Aragón, a restauraram em meados do século XIX, quando queriam cobrir todos os estilos arquitetónicos conhecidos na época. Na verdade, o estilo predominante é o mourisco e o oriental, algo único no local toscano em que o edifício está localizado.

Um exemplo claro do movimento orientalista que abriu caminho em Itália há dois séculos são os arabescos coloridos, mosaicos de cerâmica, cúpulas, arcos, decorações geométricas e lemas e frases em latim e italiano.
A área exterior do castelo tem uma fachada solar e uma fachada lunar, tudo imerso por um grande jardim com 147 tipos de plantas, entre as quais se destacam as azinheiras que dão nome à aldeia em que se situa o castelo.

O castelo está fechado desde 1990 e desde então tem havido muitas tentativas de relançá-lo, mas todas em vão, pois o investimento não deve ser inferior a 15 milhões de euros. Uma quantia próxima que deve ter sido proposta pela família italiana interessada.

O projeto de relançamento do Castelo Sammezzano prevê rentabilizar parte dos 65 quartos do edifício, abrindo-o ao público e oferecendo uma experiência única numa área histórica italiana. E, por sua vez, recuperar os outros 12 edifícios que pertencem ao complexo para lhe dar um futuro uso hoteleiro.


Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta