Oferta de empréstimos habitação com “ligeira redução” de spreads, devido a custos de financiamento, diz Banco de Portugal.
Comentários: 0
Subida de juros no crédito habitação
Foto de Thirdman no Pexels

Em Portugal, o montante concedido em créditos habitação está a emagrecer há oito meses consecutivos. E o Banco de Portugal (BdP) explica porquê: é precisamente a subida das taxas de juro que está a contribuir “fortemente” para reduzir a procura de empréstimos habitação no nosso país. A expectativa é que a procura por financiamento bancário para comprar casa continue a cair, muito embora os bancos estejam a baixar spreads "ligeiramente" para captar clientes.

As taxas Euribor estão em máximos de 2008, acima de 3% e rumando para patamares superiores. Isto quer dizer que os créditos habitação de taxa variável estão cada vez mais caros. E as alternativas não são animadoras, já que os custos dos empréstimos de taxa fixa estão igualmente elevados.  

Portanto, comprar casa em Portugal com financiamento bancário está cada vez mais caro, muito por culta da subida dos juros e dos altos preços das casas, uma realidade que tem afastado cada vez mais famílias deste mercado. Quem o diz é o próprio BdP: "O nível geral das taxas de juro contribuiu fortemente para reduzir a procura de empréstimos à habitação”, lê-se no Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito de abril de 2023 esta terça-feira, dia 2 de maio, publicado.

Mas não é o único motivo que explica esta queda da procura por crédito habitação. À subida dos juros, junta-se, “em menor grau, a confiança dos consumidores e as perspetivas do mercado da habitação e um contributo ligeiro do regime regulamentar e fiscal dos mercados de habitação”, acrescenta ainda.

As expectativas também não são otimistas. O regulador liderado por Mário Centeno espera que continue a observar-se uma “redução da procura de empréstimos à habitação”. As suas previsões podem ser explicadas pelo facto de a Euribor – e os juros no geral – continuarem a subir à medida que o Banco Central Europeu aumenta os juros diretores para baixar a inflação na Zona Euro (algo que deverá voltar a acontecer já esta quinta-feira, dia 4 de maio).

Oferta de créditos habitação com “ligeira redução” de spreads

Quanto aos critérios de concessão de créditos, o BdP indicou no relatório de abril que foi notada uma “ligeira redução dos spreads em empréstimos para habitação de risco médio, (...) contrabalançada por um ligeiro aumento das comissões e outros encargos”.

Mas porque estão os bancos a reduzir os spreads? “Nos empréstimos à habitação, o custo de financiamento e as pressões concorrenciais contribuíram ligeiramente para reduzir os spreads em empréstimos de risco médio”, informa ainda o banco governado por Mário Centeno. O idealista/news já havia noticiado que a subida de juros e o encarecimento do crédito habitação poderia dar gás a uma “guerra de spreads”, que agora se começa a sentir em Portugal.

Quanto ao futuro, o regulador português considera que os critérios de concessão de empréstimos para comprar casa deverão permanecer “estáveis”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade