Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Concessão de crédito à habitação

Últimas notícias sobre "Concessão de crédito à habitação" publicadas em idealista.pt/news

O risco de se perder a casa em troca de crédito fácil...

O Banco de Portugal (BdP) lançou um alerta sobre a concessão de crédito fácil por entidades não autorizadas que "configuram, muito frequentemente, uma tentativa de obtenção de um benefício ilegítimo".

Notícia sobre:

Banco de Portugal aperta vigilância sobre imobiliárias que concedem créditos

O Banco de Portugal (BdP) começou, no início do ano, a vigiar a atividade de inúmeras entidades que atuam como intermediárias de crédito. Entre elas estão as imobiliárias. Assim, e a partir de agora, todas as entidades que sugiram aos clientes um crédito de uma determinada instituição financeira estão sujeitas à autorização e registo no BdP.

Notícia sobre:

Taxas de juro nos novos contratos de crédito à habitação caem para mínimos históricos

As taxas do crédito para a compra de casa caíram para um novo mínimo histórico em Portugal. Recuaram três centésimas em outubro, para 1,53%, o valor mais baixo desde 2004, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre:

BdP ameaça dificultar acesso a empréstimos para a compra de casa

O mercado imobiliário está ao rubro. E as facilidades na concessão de crédito para a compra de casa, também. O Banco de Portugal (Bdp) está preocupado com o ritmo de concessão e já veio deixar um alerta aos bancos, para evitar que estes fiquem expostos a uma futura crise. A instituição pede maior cuidado à banca, admitindo a possibilidade de poder vir a adotar medidas que dificultem o acesso ao crédito à habitação.

Notícia sobre:

BPI, Novo Banco e Santander estão a emprestar mais para a casa que no ano passado

Comprar casa com acesso a financiamento bancário parece estar, de facto, cada vez mais fácil, já que os bancos estão a mostrar-se mais disponíveis para emprestar dinheiro. É o caso do BPI, do Novo Banco e do Santander Totta, que viram o “stock” de financiamento para a compra de casa aumentar face aos primeiros nove meses do ano passado. A ”guerra dos spreads” também está ao rubro, com o BPI a descer o valor mínimo para 1,5%.

Notícia sobre:

Avaliação bancária das casas disparou em abril. Está em máximos dos últimos seis anos

O valor médio de avaliação bancária realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação aumentou três euros por m2 num mês: passou de 1.107 euros por m2 em março para 1.110 euros por m2 em abril. Trata-se do valor mais elevado dos últimos 69 meses, sendo necessário recuar até julho de 2011 para encontrar um número superior.

Notícia sobre:

Crédito à habitação: bancos estão a facilitar mais a concessão de empréstimos

Os bancos portugueses estão a começar a reduzir as restrições à concessão de crédito à habitação e, de uma forma global, mais disponíveis para aumentar o número de contratos de empréstimos para a compra de casa no mercado nacional. A informação foi veiculada pelo Banco de Portugal, com base nos resultados de abril de 2016 do inquérito à banca.

Notícia sobre:

Crédito à habitação: Duas em cada três casas foram pagas em 2015 sem recurso à banca

Os portugueses estão a comprar cada vez mais casas a pronto pagamento. Dos 12,4 mil milhões de euros aplicados no ano passado na compra de habitação, só 4.000 milhões foram financiados pelos bancos (32%). Quer isto dizer que só uma em cada três casas compradas em 2015 teve financiamento bancário.

Notícia sobre:

Bancos abriram (mesmo) a torneira do crédito à habitação

Estás a pensar comprar casa e precisas de pedir dinheiro emprestado ao banco? Então fica a saber que pode ser boa altura para o fazeres. Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), nunca os portugueses pagaram tão pouco pelos novos contratos de crédito à habitação. E mais: desde a chegada da Troika que os bancos não financiavam tanto a compra de casa.

Notícia sobre: