Comentários: 0
O guia que te vai ajudar a poupar mais dinheiro no dia-a-dia
GTRES

Contas e mais contas. Os finais de cada mês são sempre um pesadelo? Passas o tempo a contar as moedas que tens na carteira? Decidimos dar-te uma ajuda e reunir um conjunto de dicas essenciais que vão ajudar-te a saber gerir melhor o teu dinheiro. Afinal de contas construir uma poupança não pode nem deve ser uma dor de cabeça, basta para isso seguir algumas regras bem simples no dia-a-dia.

Para ajudar-te nesta missão, preparámos um guia, especialmente para ti, feito a partir de um artigo do Notícias ao Minuto. Fica atento às dicas que te deixamos de seguida, 

1. Dá o primeiro passo e define regras

Se não queres estar a contar tostões ao final do mês tens de decidir dar o primeiro passo. Lembra-te que o segredo da poupança até é bem simples: só tens de garantir que existe o equilíbrio certo entre aquilo que ganhas e aquilo que vais gastar. 

2. Poupa pelo menos 10% daquilo que recebes

Os consultores financeiros garantem que devemos poupar 10% daquilo que recebemos, todos os meses. Talvez aches este valor irrealista, ainda assim podes começar com um valor mais baixo, de 1% a 5%, por exemplo.  E não te esqueças: coloca de imediato esse valor na poupança.

3. Investe num fundo de emergência

É importante que penses no futuro. Sê prudente e tem sempre algum dinheiro guardado, para que nenhum sobressalto te apanhe de surpresa.

4. Tenta reduzir os custos fixos

Pensa bem: será que vais mesmo ao ginásio todas as semanas? Ou utilizas o plafond de internet no telemóvel na totalidade? Avalia todos os custos que tens. Não vale a pena pagares por serviços que não utilizas.

5. Escolhe um dia para não gastares um euro que seja

Tenta escolher um dia da semana em que não precisarás de ter nenhum gasto. Será uma oportunidade de controlares o dinheiro que tens na carteira.

6.  Atenção aos gastos com o telemóvel

Escolhe o plano que melhor se identifica com o teu estilo de vida. Envias mais mensagens escritas do que fazes telefonemas? Pondera essas questões e escolhe a tarifa adequada.

7.  Mais dinheiro, menos cartões

Utilizar cartões far-te-á gastar, provavelmente, mais dinheiro. Sempre que precisares de fazer compras prefere o dinheiro físico, aos cartões. Será mais fácil controlares o saldo da conta bancária.

8.  Escolhe, mais vezes, as marcas brancas

A verdade é que nem sempre um preço mais alto garante qualidade às compras que fazemos. E por que não optar por produtos de marca branca?  Reavalia as compras que fazes no supermercado.

9.  Talvez tenhas canais a mais no teu pacote de televisão

Pensa bem: será que dás mesmo utilidade à quantidade de canais que tens? Certamente que não. 

10. Atenção às saídas regulares

Podes continuar a divertir-te, sem sair de casa. Convida os amigos, partilha despesas e controla os custos mais facilmente.

11. Vende aquilo que não te faz falta

Não acumules coisas das quais não precisas em casa. Seleciona alguns itens e tenta vendê-los através da internet. Mais fácil, impossível.

12.  Novo vs Velho

Já passaste por isto várias vezes, com toda a certeza. Da próxima vez que fores assaltado por uma compra por impulso reflete sobre a necessidade real dessa compra. Será que o que tens em casa, não continua a servir?

13. Rentabiliza as tuas aptidões

Até podes ter um emprego estável, mas podes sempre tentar rentabilizar outras competências. Podes estar a desperdiçar o teu talento e não sabes.

14. Define metas concretas

Estipula um valor mais mais alto que queiras poupar e, depois, um valor um pouco mais reduzido. Deste modo garantes que conseguirás atingir um desses objetivos. 

15. Define uma lista de compras

As idas ao supermercado devem ser sempre acompanhadas de uma lista de compras. Evitarás, assim, compras desnecessárias.

16. Utiliza lâmpadas económicas

Esta opção irá baixar o valor das faturas de eletricidade. No que toca à poupança, todos os detalhes contam.

17. Alerta para os gastos inúteis

Já compraste, tantas vezes, coisas das quais não precisas. Aprende com as compras inúteis e evita cometer o mesmo erro duas vezes.

18. Utiliza os transportes públicos

Com os transportes públicos vais poupar tempo e dinheiro. Evita as filas intermináveis no trânsito e o stress acumulado. Deixar o automóvel em casa pode mesmo ser uma boa opção.

19.  Toma atenção aos preços dos combustíveis

Se queres continuar a utilizar o teu carro está atento aos preços. Às vezes vale a pena ir um pouco mais longe para abastecer.

20. A marmita pode ser a tua melhor amiga

Levar as refeições de casa para o trabalho vai ajudar a tua carteira, mas também a tua saúde. Opta mais vezes por esta solução e verás as despesas a diminuir, no final do mês.

21. Não rejeites as compras em 2ª mão

Há objetos em segunda mão em muito bom estado.  Não há vergonha nenhuma em adquiri-los, até porque conseguirás fazer negócio a preços muito mais competitivos.

22. Também podes pedir coisas emprestadas

Há coisas que podes pedir a amigos, familiares ou vizinhos. Imagina uma ferramenta que só precisarás de utilizar durante um par de horas? Não valerá a pena teres esse gasto. 

23. Troca de livros com os amigos

Uma forma de poupar e de colocar a leitura sempre em dia poderá ser a troca de livros. Sugere isso a amigos ou famílias, mas não te esqueças da regra nº 1:  devolver tudo aquilo que se pede emprestado. 

24.  Aproveita alguns descontos

Está atento aos cupões e talões de desconto. Às vezes há reduções interessantes que te podem passar despercebidas.

25. O modo de navegação anónima pode ser teu amigo

Se estás a planear uma viagem não te esqueças de fazer a tua pesquisa utilizando o motor de busca com navegação anónima. Não deixes que os sites de viagens te "apanhem" e aumentem os preços.

26. Bebe água da torneira

Avalia se a água da rede é boa para consumo e evita mais esta despesa extra na aquisição de água engarrafada.

27. Opta por medicamentos genéricos

A diferença de preços pode mesmo ser exorbitante, por isso, na farmácia opta sempre que possível por medicamentos genéricos.

28.  Talvez seja melhor esquecer o telefone fixo

Se tiveres gastos extra por causa do telefone fixo, procura alternativas. Opta só por telemóvel ou utiliza outras ferramentas que te permitem fazer chamadas. O skype é um bom exemplo.

29.  Fica atento às agendas culturais

Descobre aquilo que podes fazer gratuitamente na tua cidade. Há vários workshops, palestras, museus, entre outras coisas, que podes visitar ou em que podes participar,sem gastar um cêntimo.

30. Esquece os cartões de crédito

Deves gastar apenas e exclusivamente aquilo que está dentro do teu plafond. Os cartões de crédito são um falso amigo na hora de poupar.

31. Resiste às compras por impulso

Esta é mesmo uma regra que merece a tua maior atenção. No momento de fazeres uma compra pensa na real utilidade que lhe vais dar. Não tornes a tua casa num amontoado de coisas que não te fazem falta nenhuma. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade