Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Gastos

Últimas notícias sobre "Gastos" publicadas em idealista.pt/news

7 truques para gastares menos dinheiro a lavar a roupa

Notícia sobre:

8 dicas para gerir o orçamento nas férias

Para uns acabaram, para outros ainda vão começar. As desejadas e merecidas férias têm, no entanto, um reverso da medalha. Falamos do impacto no orçamento familiar. Mas será possível planear e conseguir ter umas férias low-cost? A resposta é sim. Apresentamos-te um conjunto de dicas de poupança a ter em conta que podem ajudar a aliviar o impacto que as férias têm na carteira.     

Notícia sobre:

Quanto custa ter um cão ou um gato?

A vontade das pessoas de comprar ou adotar um animal de estimação aumentou com a pandemia da Covid-19. Fica a saber quanto custa comprar e manter um cão e um gato.

Notícia sobre:

Hábitos de consumo das famílias portuguesas mudam “à boleia” da pandemia

Os hábitos de consumo dos portugueses mudaram bastante com o aparecimento da pandemia da Covid-19, desde logo porque as pessoas passaram a estar mais tempo em casa. Na prática, boa parte do orçamento familiar está a ser canalizado para gastos relacionados com a vida em casa, como por exemplo produtos alimentares, água, eletricidade, gás e outros combustíveis. Por outro lado, a despesa com vestuário, calçado, transportes e viagens é menor. 

Notícia sobre:

Quanto gastam as famílias em comunicações? Portugal ligeiramente abaixo da média da UE

Em 2019, as famílias dos países da UE gastaram 175 mil milhões de euros em “comunicações”, o equivalente a 1,3% do PIB. Em causa estão, por exemplo, serviços postais, equipamento e serviços de telefone. Trata-se, segundo dados recentes do Eurostat, de uma despesa que representa 2,4% dos gastos totais de consumo das famílias. Em Portugal, estas despesas ficaram ligeiramente abaixo da média europeia (2,2%).

Notícia sobre:

Despesas das famílias portuguesas com habitação, água, luz e gás representam 17,6% do orçamento

Em 2019, numa era pré-Covid-19, as famílias da União Europeia (UE) gastaram mais de 1.700 mil milhões de euros (12,3% do PIB da região) em “habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis”, segundo dados divulgados pelo Eurostat. A lista é liderada pela Finlândia, com 28,8% das despesas relacionadas com a casa e a sua gestão, enquanto Malta se encontra na cauda da tabela (12,3%). Em Portugal, estas despesas têm um peso de 17,6%, menos que na média da UE: 23,5%.

Notícia sobre: