Preço do cabaz alimentar básico

Encher a despensa está cada vez mais caro: preços disparam

Um ano depois do estalar da guerra na Ucrânia, o custo total do cabaz básico atingiu agora um novo recorde, chegando aos 229 euros, registando uma subida de 25%, face aos 184 euros de antes. Ainda que os preços já viessem a subir desde o final de 2021, ainda em consequência da pandemia, foi sobretud
Gastos com alimentação em Portugal

Portugal é o 7º país da UE com mais gastos familiares em alimentação

Portugal é o 7º país da União Europeia (UE) em que maior percentagem dos gastos das famílias são em alimentação, revelou esta quarta-feira (3 de novembro de 2022) a Pordata, numa publicação no Twitter. Segundo a base de dados, em 2021, as despesas de consumo final dos agregados domésticos em produtos alimentares e bebidas não alcoólicas representaram 17,9% do total dos gastos. Um número que tendera a aumentar, tendo em conta a alta inflação que se vive no país.
Inflação e subida de preços em Portugal

Inflação e subida de preços: 72% dos portugueses estão a conter gastos

Face à situação económica atual, de inflação em alta e subida generalizada de preços, 72% dos portugueses estão a conter os gastos, nomeadamente os mais velhos – com idades compreendidas entre 55 e 64 anos (81%) e 65 e 74 anos (80%) –, as famílias em que o rendimento do agregado é inferior (87%) e os residentes em Lisboa (80%). Esta é uma das conclusões a retirar do mais recente estudo do Observador Cetelem Consumo, realizado já em tempos de inflação elevada.
7 truques para gastares menos dinheiro a lavar a roupa

7 truques para gastares menos dinheiro a lavar a roupa

Com a conta de luz a disparar, todos os cuidados são poucos para tentar pagar menos e a máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos que mais gasta eletricidade e também um dos que mais usamos em casa. Mas atenção, além de luz é também consumidora de água e detergente.
Como ter um orçamento mais flexível nas férias? Estas 8 dicas dão uma ajuda

8 dicas para gerir o orçamento nas férias

Para uns acabaram, para outros ainda vão começar. As desejadas e merecidas férias têm, no entanto, um reverso da medalha. Falamos do impacto no orçamento familiar. Mas será possível planear e conseguir ter umas férias low-cost? A resposta é sim. Apresentamos-te um conjunto de dicas de poupança a ter em conta que podem ajudar a aliviar o impacto que as férias têm na carteira.     
eletricidade

Eletricidade mais cara a partir de hoje para famílias em mercado regulado

As tarifas da eletricidade sobem a partir de hoje, dia 01 de julho de 2021, para os clientes domésticos que continuam em mercado regulado, o que resulta do aumento dos preços da energia nos mercados grossistas.Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), esta atualização da tarifa
Quanto custa comprar e manter um cão e um gato?

Quanto custa ter um cão ou um gato?

A vontade das pessoas de comprar ou adotar um animal de estimação aumentou com a pandemia da Covid-19. Fica a saber quanto custa comprar e manter um cão e um gato.