Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Gastos

Últimas notícias sobre "Gastos" publicadas em idealista.pt/news

Hábitos de consumo das famílias portuguesas mudam “à boleia” da pandemia

Os hábitos de consumo dos portugueses mudaram bastante com o aparecimento da pandemia da Covid-19, desde logo porque as pessoas passaram a estar mais tempo em casa. Na prática, boa parte do orçamento familiar está a ser canalizado para gastos relacionados com a vida em casa, como por exemplo produtos alimentares, água, eletricidade, gás e outros combustíveis. Por outro lado, a despesa com vestuário, calçado, transportes e viagens é menor. 

Notícia sobre:

Quanto gastam as famílias em comunicações? Portugal ligeiramente abaixo da média da UE

Em 2019, as famílias dos países da UE gastaram 175 mil milhões de euros em “comunicações”, o equivalente a 1,3% do PIB. Em causa estão, por exemplo, serviços postais, equipamento e serviços de telefone. Trata-se, segundo dados recentes do Eurostat, de uma despesa que representa 2,4% dos gastos totais de consumo das famílias. Em Portugal, estas despesas ficaram ligeiramente abaixo da média europeia (2,2%).

Notícia sobre:

Despesas das famílias portuguesas com habitação, água, luz e gás representam 17,6% do orçamento

Em 2019, numa era pré-Covid-19, as famílias da União Europeia (UE) gastaram mais de 1.700 mil milhões de euros (12,3% do PIB da região) em “habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis”, segundo dados divulgados pelo Eurostat. A lista é liderada pela Finlândia, com 28,8% das despesas relacionadas com a casa e a sua gestão, enquanto Malta se encontra na cauda da tabela (12,3%). Em Portugal, estas despesas têm um peso de 17,6%, menos que na média da UE: 23,5%.

Notícia sobre:

Consumo de energia em casa: em que é que as famílias da UE mais gastam?

Na União Europeia (UE), é no aquecimento da casa que as famílias mais gastam energia (63,6% do consumo final de energia por tipo de uso no setor residencial), segundo um estudo publicado pelo Eurostat. A eletricidade usada para iluminação e para a maioria dos aparelhos elétricos representa 14,1% (excluindo o uso de eletricidade para alimentar os principais sistemas de aquecimento, arrefecimento ou de cozina), e a proporção usada para aquecimento de água representa 14,8%.

Notícia sobre:

Adeus crise? Portugueses vão mais às compras e... gastam mais dinheiro

Os portugueses estão a ir às compras mais vezes e a gastar mais dinheiro nas mesmas. Segundo um estudo, a frequência aumentou em 2019 para 46,9 dias, assim como o valor gasto em cada uma dessas visitas às lojas (mais 3,2% face ao ano anterior).

Notícia sobre:

As preferências dos portugueses nas férias são…

A maior parte dos portugueses – sete em cada 10 – planeia passar férias em Portugal, sendo que a época alta é a preferida para fazer as malas e descansar. Em média, cada português gasta nas férias 391 euros.

Notícia sobre:

Estado gastou quase 22 milhões em advogados em 2018

Os gastos do Estado na contratação de serviços de consultoria e representação jurídica subiram 63% no ano passado para um total de 21,7 milhões de euros. Trata-se do valor mais elevado dos últimos seis anos. O Banco de Portugal (BdP) voltou a ser o organismo público que mais gastou.

Notícia sobre: