Taxa de poupança das famílias em mínimos

Taxa de poupança das famílias portuguesas em mínimos históricos

Os números são esclarecedores: em 2022, a taxa de poupança das famílias portugueses fixou-se em 6,2% do total dos seus rendimentos, sendo este o valor mais baixo desde que há registos, ou seja, desde 1960: nesse ano, a taxa de poupança foi de 9,8%. Em causa estão dados compilados e divulgados pela Pordata.
fazer contas poupança

Contas poupança: como escolher e que tipos existem

Abrir uma conta poupança é um passo muito importante para prevenir futuros constrangimentos financeiros, assim como para concretizar alguns sonhos e objetivos. Uma conta poupança consiste numa conta em que podes depositar um montante que tenhas disponível e de que não necessites no momento, de modo
Depósitos das famílias nos bancos

Depósitos das famílias nos bancos descem 1,4% num ano

As famílias que vivem em Portugal têm hoje menos dinheiro no banco do que há um ano. Isto porque, segundo os dados do Banco de Portugal (BdP), o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes caiu 1,4% em dezembro de 2023 face a mesmo período de 2022. E assistiu-se ainda a “uma substituição de depósitos à ordem por depósitos a prazo”, revela o regulador liderado por Mário Centeno.
Criar fundo de emergência

Fundo de emergência: quando se deve ter e onde guardar?

O futuro é incerto. Todos sabemos disso. Embora haja sempre esperança em acontecimentos que tenham impacto positivo na nossa vida, será sempre sensato ter um plano B.  A criação de um fundo de emergência pessoal permite-nos acautelar imprevistos financeiros. Os imponderáveis não são previsíveis.
Depósitos a prazo em Portugal

Depósitos a prazo em Portugal voltam a dar salto em novembro

Os cofres dos bancos residentes em Portugal estão a engordar a alta velocidade por via dos depósitos a prazo das famílias. Depois de o valor alocado aos depósitos com prazo acordado ter descido nos primeiros meses de 2023 devido às baixas taxas de remuneração, tem-se observado um claro aumento deste montante total entre setembro e novembro. A recente subida das remunerações dos depósitos a prazo pode ajudar a explicar esta tendência.
elaborar orçamento familiar

Orçamento mensal familiar: como calcular e dividir?

É fundamental aprender a realizar um orçamento mensal familiar, de modo a preparar o futuro da melhor forma. Uma gestão adequada do orçamento só se consegue com uma gestão sensata e racional dos valores que entram e saem da conta familiar. 
Poupança das famílias sobe em Portugal

Taxa de poupança das famílias sobe para 6,6% no 3º trimestre

A taxa de poupança das famílias subiu para 6,6% no terceiro trimestre do ano, refletindo um aumento do Rendimento Disponível Bruto (RDB) superior ao do consumo privado, segundo dados divulgados esta sexta-feira (22 de dezembro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).