“Arrendamento tornou-se uma armadilha que impede poupar” – porquê?
O atual cenário da habitação em Portugal e Espanha é de escassez de oferta. Não há casas suficientes para atender à alta procura, motivo pelo qual os preços sobem.
Poupança das famílias estabiliza – e investimento na habitação sobe
No verão de 2025, a taxa de poupança das famílias estabilizou em 12,5% do seu rendimento disponível. E também houve um reforço do seu investimento em habitação na ordem de 4,4% no último ano, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Subsídio de Natal: quem recebe, quando é pago e como se calcula?
O subsídio de Natal é um dos rendimentos extra mais aguardados do ano e funciona como um verdadeiro alívio no orçamento familiar numa altura marcada por mais despesas em alimentação, casa, educação e saúde.
Contas de aforro com novas regras de segurança: o que mudou?
Entraram em vigor recentemente, dia 20 de outubro de 2025, novas regras de segurança relacionadas com contas aforro. O IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, por exemplo, vai passar a confirmar se o NIF e o IBAN associados à conta de aforro correspondem ao mesmo titular, isto para mitigar o risco de fraude e garantir a integridade das operações associadas a produtos de aforro. Explicamos tudo sobre as mudanças relacionadas com as contas de aforro no artigo desta semana da Deco Alerta.
Juros dos depósitos a prazo sobem pela primeira vez em dois anos
A remuneração dos novos depósitos a prazo dos particulares em Portugal subiu em outubro em cadeia pela primeira vez desde dezembro de 2023, chegando aos 1,37%, divulgou o Banco de Portugal (BdP). No quadro europeu, a média também registou uma subida, de 0,03 p.p. em outubro, fixando-se em 1,81%.
Subsídio de Natal chega à carteira das famílias: ideias para poupar
O mês de dezembro acaba de arrancar e, para muitas famílias, vem com um reforço orçamental: o subsídio de Natal. Mas neste mês surgem várias despesas extra com presentes, atividades de lazer e convívios natalícios.
Poupanças: mais de 197 mil milhões de euros parados no banco
As poupanças das famílias portuguesas em depósitos bancários ultrapassaram os 197 mil milhões de euros em setembro, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal. O valor representa um aumento de 193 milhões face a agosto e aproxima-se do recorde histórico registado em julho, ficando apenas 751 milhões abaixo desse máximo.
Taxa de poupança familiares na zona euro estabilizam no 2.º trimestre
A taxa de poupança das famílias na zona euro manteve-se, no segundo trimestre, nos 15,4% e a de investimento estável nos 9,0%, segundo dados divulgados pelo Eurostat.
No que respeita à poupança, apesar de se ter mantido na variação homóloga, subiu, no segundo trimestre, face ao período anterior (15,2%), uma vez que o consumo cresceu a uma taxa percentual inferior à do rendimento disponível bruto (0,7% e 1,0%, respetivamente).
Finanças em casal: 7 dicas para uma vida a dois em harmonia
A decisão de iniciar uma vida a dois é importante, pois irá impactar o futuro dos dois elementos do casal. É por isso necessário, nesta fase, discutir uma série de coisas antes de tomar esse passo.Até agora, tens sido apenas tu a gerir as tuas finanças.
Taxa de poupança das famílias em Portugal sobe para 12,5% em 2024
A taxa de poupança das famílias em Portugal está a aumentar em Portugal, tendo crescido 3,6 pontos percentuais (p.p.) num ano: passou de 8,9% em 2023 para 12,5% em 2014. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (23 de setembro de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Como cortar gastos após as férias: setembro é mês de reorganizar finanças
O verão é a altura em que nos permitimos abrir a carteira para compensar o ano trabalhado, mas quando as férias já vividas – e denunciadas pelo bronze – ficam para trás, é hora de voltar a encher-se a almofada financeira, reduzir-se gastos e reorganizar as finanças.
Ritmo da poupança abranda pelo oitavo mês consecutivo
O 'stock' de depósitos de particulares aumentou 5,2% em junho, em termos homólogos, para 195.814 milhões de euros, desacelerando pelo oitavo mês consecutivo, divulgou o Banco de Portugal (BdP). Em maio, a taxa de variação anual (TVA) – exclui o impacto das variações que não tenham sido motivadas por transações propriamente ditas – tinha sido de 5,6%.
Queres comprar casa? Estratégias para juntar o dinheiro da entrada
Sonhas comprar casa, mas só de pensares no dinheiro que precisas de juntar para a entrada já ficas a suar?
10 dicas simples para poupar dinheiro todos os meses (sem sofrer)
Vamos ser sinceros: o dinheiro não estica. Mas com alguns truques fáceis de aplicar, vais ver que é possível chegar ao fim do mês com mais folga — e até juntar algum para os teus objetivos.Como diz o ditado: “no poupar é que está o ganho”.
Taxa de poupança das famílias recua para 12,4% no 1º trimestre
No 1º trimestre de 2025, a taxa de poupança das famílias caiu 0,1 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior para 12,4% do rendimento disponível, divulgou esta terça-feira (24 de junho de 2025) o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Certificados de aforro: valor aplicado sobe para novo máximo em maio
O valor total aplicado em certificados de aforro aumentou em maio para 37.498 milhões de euros, um novo máximo histórico, apesar do abrandamento nas novas subscrições, segundo dados divulgados esta sexta-feira (20 de junho de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP).
Férias fora de Portugal: o que são as taxas de câmbio?
São muitas as famílias portuguesas que aguardam ansiosamente pelos feriados de junho para embarcarem numas merecidas férias. Mas há detalhes a ter em conta quando se apanha o avião rumo a um país estrangeiro onde a moeda oficial não é o euro. Importa saber, então, o que é a taxa de câmbio e como funciona o processo de troca de dinheiro. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
Stock de depósitos sobe – mas taxa de variação anual cai há seis meses
No final de abril de 2025, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes totalizava 193,1 mil milhões de euros, mais 506 milhões de euros que em março e mais 897 milhões de euros que no período homólogo, segundo dados divulgados esta sexta-feira (30 de maio de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP). Trata-se do valor mais alto desde que há registos: dezembro de 1979.
IRS Jovem: como conseguir uma poupança mais alta a longo prazo
Com a entrada em vigor do novo modelo do IRS Jovem em 2025, muitos jovens passam a ter um alívio mensal no seu orçamento. Esta isenção parcial (ou total, no primeiro ano) do imposto sobre o rendimento representa uma oportunidade única.
Famílias estão a poupar mais - metade do valor vai para a casa
As famílias em Portugal estão mais cautelosas perante futuras subidas dos juros e incerteza económica. Em 2024, os agregados familiares pouparam 12,2% do rendimento disponível, o valor mais elevado em duas décadas.
Comprar casa para renovar ou já remodelada: quanto se poupa?
Comprar casa para reformar é uma chatice ou uma oportunidade? Depende do orçamento, do tempo e das preferências de cada família. Por um lado, adquirir um imóvel que precisa de obras pode ser a solução para poupar algum dinheiro e personalizar os acabamentos da habitação.
Poupança das famílias está no valor mais elevado desde 2021
A taxa de poupança das famílias aumentou para 12,2% no 4.º trimestre de 2024, avançando 1,1 pontos percentuais face ao trimestre anterior e registando o valor mais alto desde o 1.º trimestre de 2021, divulgou INE esta quarta-feira, dia 26 de março.“A taxa de poupança das famílias atingiu 12,2%, mais
Depósitos das famílias sobem para novo máximo histórico em fevereiro
As famílias têm cada vez mais poupanças nos bancos residentes em Portugal.
Certificados de Aforro batem recorde – valor está em máximos de 1998
O montante investido em Certificados de Aforro voltou a subir em fevereiro, em termos homólogos, para 35.755 milhões de euros, traduzindo-se num crescimento de 5,1%, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP). Este foi o valor mais alto desde o início da série do BdP, em dezembro de 1998.
Comprar casa em Portugal exige poupar salários durante mais de 15 anos
O custo de comprar casa em Portugal continua a aumentar de forma acelerada, muito mais do que os salários das famílias, uma tendência que tem vindo a agravar o acesso à habitação. Segundo a mais recente análise do idealista (editor desta newsletter), seria preciso uma família poupar mais de 15 anos do seu salário líquido para comprar uma casa com dois quartos no país, sem recurso a crédito habitação. Isto porque o preço mediano de um imóvel com estas características é de 270.789 euros, o que representa 15,7 vezes os 17.297 euros de rendimento líquido anual das famílias.