
Está aprovado o negócio de fusão do grupo francês PSA, - detém as marcas Peugeot, Citröen e Opel -, com a ítalo-americana Fiat Chrysler Automobiles (FCA). Nasce assim uma nova gigante do setor, e que irá assumir-se como quarta maior fabricante de automóveis do mundo. À frente do grupo ficará o português Carlos Tavares, que será o presidente executivo (CEO) da nova empresa, avaliada em 48,4 mil milhões de dólares (43,4 mil milhões de euros).
O grupo saído da fusão, de acordo com a Bloomberg, terá um Conselho de Administração presidido por Carlos Tavares e será composto por 11 elementos, dos quais seis da PSA e cinco da FCA. Com o negócio, os investidores da Fiat poderão receber um dividendo de 5,5 mil milhões de euros, enquanto a PSA distribuirá pelos acionistas a sua participação na Faurecia, fabricante de peças automóveis, no valor de cerca de 3 mil milhões de euros.
A empresa de automóveis Fiat Chrysler, de capital italiano e norte-americano, confirmou esta quarta-feira, 30 de outubro de 2019, os contactos com o grupo francês PSA, fabricante da Peugeot, para criar um novo grupo entre os líderes mundiais do setor. Através de um comunicado, veio dizer que não tinha "mais nada a acrescentar" depois das primeiras notícias publicadas pelo Wall Street Journal, que antecipou os contactos sobre a criação de um gigante do setor automóvel avaliado em mais de 50 mil milhões de dólares.
Para poder comentar deves entrar na tua conta