Contribuintes vão poder comunicar as faturas às Finanças através da app. Medida de combate à fraude fiscal foi adiada para 2023.
Comentários: 0
Faturas com código QR a partir de 2022
Foto de Mikhail Nilov en Pexels

No início do próximo ano, há novas regras que vão entrar em vigor no domínio da faturação. O Governo decidiu avançar com a medida que vai obrigar todas as faturas a terem um código QR já a partir de 1 janeiro de 2022. Com este código os contribuintes vão poder comunicar, eles próprios, as faturas ao Fisco através da app e-fatura. Já os comerciantes e prestadores de serviço terão de atualizar os seus programas de faturação.

A introdução do código QR em todas as faturas vai facilitar a vida dos contribuintes, já que podem comunicar às finanças de forma rápida as faturas que não forem emitidas pelas empresas – tal como já acontece atualmente em alguns casos. Mas não só. A Ordem dos Contabilistas Certificados também apoia esta medida explicando que este código também é utilizado na “classificação e lançamento contabilístico automático de documentos (…) o que facilita e simplifica também o trabalho realizado pelos contabilistas”, refere fonte oficial citada pelo Jornal de Negócios.

Esta nova regra foi desenhada em 2019, junto de outras duas, que vão ser adiadas para 2023. Uma delas é a introdução do código único de documento (o chamado ACTUD) nas faturas, com o qual vai deixar de ser necessário pedir o número de contribuinte (NIF).

Outra medida que foi adiada para 2023 é a comunicação das séries de faturação às Finanças, uma medida de combate à fraude e evasão fiscal. Isto porque ao informarem das séries de faturação que estão a usar, as empresas terão mais dificuldade em usar séries de faturação à parte que não são comunicadas ao Fisco.

Só com a introdução destas duas medidas em 2023 é que o código QR ficará a funcionar em pleno, já que as futuras séries de faturação ao serem comunicadas à Finanças vão gerar um código que deverá fazer parte do ACTUD e este, por sua vez, vai estar inserido no código QR. Quando este sistema estiver completo, será possível pedir fatura sem NIF e comunicar ao Fisco através do código QR levando toda a informação consigo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta